Há no mercado distintas maneiras de gestão de logística, muitas delas se relacionam com o estoque e o transporte de mercadorias. Sendo que entre os sistemas de distribuição de mercadorias, podemos mencionar o cross docking. Essa estratégia otimiza de forma significativa o processo de armazenagem.
Nesse sentido, é preciso destacar que o cross docking consiste em um sistema de distribuição no qual o item que foi adquirido pelo cliente é enviado para um centro de distribuição. Nesse local, o produto é expedido para o cliente de maneira imediata. Continue a leitura e saiba como implantar o cross docking!
Como implementar esse sistema?
Para alcançar as vantagens proporcionadas pelo cross docking é preciso saber implementá-lo dentro da organização. Assim, você conseguirá bons resultados nos processos. Veja como inserir o cross docking!
Invista em um ERP
É fundamental que a empresa compreenda todo o fluxo de mercadorias. Logo, os gestores precisam ter todas as informações a respeito das operações, ou seja, precisam saber quando a instituição receberá mais produtos, a quantidade e o destino. Só assim será possível ter um bom planejamento.
Desse modo, saiba que um ERP é um sistema de gestão empresarial para conseguir otimizar a quantidade de informações na sua organização entre os vários setores envolvidos para operação.
Comunique-se bem
Para que o cross docking melhore a produtividade da companhia é primordial que exista uma comunicação eficiente entre os envolvidos. Para isso, o gestor precisa deixar tudo claro e bem entendido, ele será responsável por essa etapa. É preciso que todos saibam o funcionamento dessa estratégia, para que consiga os objetivos pretendidos.
Treine sua equipe
Uma equipe bem capacitada e treinada é essencial para que bons resultados sejam alcançados. Assim, os colaboradores ficarão preparados para as atividades e, consequentemente, a transportadora conseguirá comunicação eficiente entre os fornecedores e distribuidores.
É necessário frisar que os funcionários são os grandes responsáveis pelo sucesso de uma organização no mercado, já que eles que realizaram as funções que contribuem para o desenvolvimento da instituição.
Quais as vantagens do cross docking?
Sem dúvida, o cross docking ocasiona diversas vantagens para uma transportadora, já que sua finalidade é otimizar o processo de armazenagem e, assim, melhorar todas as etapas seguintes. Confira!
Diminuição de custos
A diminuição de gastos será uma das principais vantagens, uma vez que não será preciso ter um espaço para guardar as mercadorias, apenas um local para os fornecedores e para realizar a entrega.
Redução de lead time
No cross docking o estoque é trocado por um centro de distribuição, com o intuito de ocasionar mais eficiência e reduzir o tempo de espera. O consumidor receberá sua compra o mais rápido possível.
Portanto, o cross docking é uma boa forma de melhorar os resultados de sua transportadora. Para isso, é preciso saber implementar de forma correta, para que não apareça possíveis contratempos e para que todos os benefícios sejam alcançados de forma satisfatória. Para conseguir conquistar cada vez mais clientes no e-commerce, essa estratégia é imprescindível!
Gostou do nosso post? Então, aproveite para assinar nossa newsletter.