Com e-commerce, delivery e serviços in loco em alta, as empresas precisam se reinventar para realizar entregas ou deslocamentos até o local de serviço. Nesse sentido, investir em uma frota própria permite otimizar a operação do negócio e, assim, conseguir mais autonomia e eficiência.
Quando o assunto é o deslocamento em frota própria, é preciso estabelecer regras para uso de veículos da empresa, a fim de evitar complicações e manter os motoristas na mesma página. Mas qual o ponto de partida para a formulação dessas normas? Continue a leitura e confira nossas dicas!
Boas condutas para todo o tipo de viagem a trabalho podem fazer toda a diferença no seu financeiro e operacional. Essas regras para o uso de veículos são diretrizes para regular o uso dos carros, vans e motos pelos funcionários, garantindo segurança, eficiência e preservação da frota.
Operar sem normas de uso veicular pode trazer diversos riscos. Afinal, nenhum gestor quer ter que lidar com multas, carros mal conservados e desvios de combustível, por exemplo. Aliás, sem diretrizes claras, os funcionários podem utilizar os veículos de forma imprudente ou inadequada – resultando em acidentes, danos e até mesmo em responsabilidade legal para a empresa. A falta de controle sobre o uso dos automóveis pode levar ainda ao desperdício de combustível, aumento dos custos de manutenção e perda de produtividade.
Por outro lado, ao possuir um manual coerente à realidade da empresa e acessível a todos os funcionários, a organização pode obter vantagens. Um guia bem elaborado ajuda a garantir o cumprimento das políticas de segurança, o uso eficiente dos recursos e a conformidade com as leis.
Para definir as regras para o uso de veículos da empresa, é importante considerar a realidade e as necessidades específicas de cada organização. Toda empresa possui suas particularidades, e as normas devem ser coerentes com esses pontos.
Veja, a seguir, alguns aspectos que precisam ser avaliados para o preparo deste termo de responsabilidade de veículo:
Para montar um manual eficaz, é importante estar em contato com diferentes áreas da empresa, como recursos humanos, gestão de frota e jurídico. O material deve ser claro, conciso e abordar todos os aspectos relevantes para o uso dos veículos corporativos.
Por fim, os funcionários devem ser comunicados com clareza sobre as regras estabelecidas e ter fácil acesso ao guia de utilização. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, comunicações internas e disponibilização em formato digital ou impresso.
Embora cada tipo de negócio tenha suas particularidades, há regras que toda frota de veículos da empresa deve conter para garantir a segurança e a eficiência. Aqui estão algumas delas:
Por fim, não esqueça de fornecer orientação sobre o processo para retirar e devolver o veículo em cada utilização. Organizando todos esses pontos, certamente a gestão de veículos será mais tranquila.
🚗 Confira nosso guia para aprimorar sua gestão de frota de carros.
Aplicar as regras de forma eficaz na gestão da frota demanda um amplo conhecimento sobre a operação dos veículos. É necessário identificar o que é realmente importante para garantir a segurança, a eficiência e a responsabilidade no uso de cada automóvel.
Para aprimorar esse conhecimento e desenvolver um manual de uso veicular, não deixe de se aprofundar em boas práticas para a gestão de viagens de negócios. Isso ajudará a criar normas que atendam às necessidades específicas da sua empresa.