A direção econômica é um método bastante benéfico para os veículos e para a empresa. Ela nada mais é do que a utilização de técnicas de condução para economizar combustível. Afinal de contas, esse produto está cada vez mais caro e precisa ser poupado a todo custo.
Dessa forma, os condutores precisam se adequar a essa norma de dirigibilidade para diminuir o consumo, bem como conservar a durabilidade da frota e garantir o cumprimento dos serviços de frete.
Pensando nisso, reunimos as melhores dicas de direção econômica para você repassar agora mesmo para sua equipe de condutores. Confira.
O planejamento de rotas é fundamental, pois passar por tráfegos intensos de paradas e partidas faz o motor queimar combustível de forma exagerada. Por isso, é bom evitar trânsitos movimentados para economizar. Se possível, utilize rotas alternativas e acesse os grandes centros antes do horário de pico.
Nem sempre é possível evitar o processo de acelerar e frear o automóvel, especialmente em congestionamentos. Porém, é válido saber que esse sequenciamento de ações faz o motor “beber” mais. Portanto, em estradas livres e retas, priorize a aceleração progressiva e suave para aproveitar o combustível com eficiência.
Dirigir dentro da velocidade permitida ameniza o consumo. Ultrapassar esse limite faz o veículo precisar de mais combustível do que o usual, aumentando a frequência de abastecimentos e os custos no caixa da transportadora. Respeitar as placas de trânsito garante uma viagem segura para o motorista e a carga.
Além de ser perigoso, correr com os pneus descalibrados aumenta o atrito com o solo, fazendo o motor consumir mais para puxar o automóvel. Evitar esse problema é simples, basta deixá-los sempre cheios antes de pegar a estrada. Detalhe: a calibragem deve ser feita com os pneus a frio para garantir a pressão correta.
Infelizmente, é muito comum que veículos de carga ultrapassem o limite suportado. Só que esse excedente não é sinal de economia. Colocar peso a mais força o sistema de motorização, fazendo-o consumir mais diesel para puxar toda a carga. Logo, por mais que sobre espaço na carroceria, não exceda o limite.
Quando a frenagem é acionada, a injeção de combustível é bloqueada. Ou seja, é possível manter o veículo engatado com consumo zero. Mas na “banguela”, o sistema compreende que está em marcha lenta, aumentando o consumo. Andar em ponto-morto, especialmente em ladeiras danifica o câmbio e a marcha, além de aumentar o risco de acidentes graves — evite ao máximo!
É importante passar as marchas no tempo certo para economizar combustível. Se ela for esticada antes de engatar a próxima velocidade, o prejuízo será grande. A recomendação é fazê-la durante uma aceleração suave, sem forçar o motor.
Como visto, as dicas de direção econômica são essenciais para amenizar o consumo de combustível da frota. Para isso, oriente sua equipe de motoristas sobre esses métodos para não refletir negativamente na saúde financeira da sua transportadora. Afinal de contas, conscientização prática é sinônimo de sucesso operacional.
Aproveite o gancho da leitura e conheça a nossa lista de carros com baixo consumo de combustível.