É fato que ter um pouco mais de conhecimento sobre gestão financeira é de extrema importância para os empreendedores, visto que o controle orçamentário ajuda na organização e na lucratividade de uma empresa. Diante disso, o fluxo de caixa livre existe com a finalidade de registar as entradas e as saídas, bem como o saldo que fica após a quitação de determinada dívida.
Nesse sentido, esse conceito de caixa livre pode ser também considerado quando uma empresa tem um montante disponível e deseja aplicar em algum tipo de investimento. Está gostando do conteúdo? Então, prossiga a leitura e fique por dentro das novidades desse setor!
O que é fluxo de caixa livre?
Essa é uma ferramenta da área contábil que tem como função acompanhar de maneira efetiva as finanças, os rendimentos e os investimentos do seu negócio. O fluxo de caixa livre registra todas entradas e saídas de capital. Esse processo parece simples, porém a sua falta pode gerar descontrole e prejuízo na sua empresa.
Então, por meio de um rastreio de gastos, prejuízos e lucros, os empreendedores terão uma noção de como está o andamento da sua loja e dos pontos que precisam ser melhorados para se alcançar a plena lucratividade.
Como fazer esse cálculo em postos de combustível?
No momento de realizar esse cálculo, alguns fatores precisam ser avaliados. O fluxo de caixa livre é o resultado do fluxo de caixa operacional somado ao fluxo de caixa de investimentos. Portanto, os investimentos realizados pela empresa, desde os mais baratos até os mais custosos, precisam ser registrados nessa conta.
O fluxo de caixa operacional se trata das vendas que a empresa realizou durante o período incluindo o desconto dos custos envolvidos, como a prestação de serviços. Desse modo, para ter um resultado concreto do caixa do seu posto de combustível, essa regra precisa ser aplicada.
Qual a importância do fluxo de caixa livre em um posto de combustível?
O fluxo de caixa livre é o saldo que a empresa tem dentro de um determinado período. Sendo assim, essa ferramenta fornece aos empreendedores, principalmente àqueles que comandam postos de gasolina, informações detalhadas dos custos operacionais, da logística inbound e da receita mensal.
Existem alguns outros fatores que dão ainda mais importância a esse controle de caixa. Um deles é a organização e o planejamento que proporciona, afinal é possível prever gastos e lucros no orçamento. Dessa maneira, os gestores poderão se preparar em tempo hábil para alguma eventualidade financeira que venha a acontecer.
Portanto, organizar a rotina diária do seu posto, registrar todas as transações realizadas, fazer uma análise mensal de tudo que foi anotado, manter os dados atualizados, criar um cross docking e ter um software de gestão para o fluxo de caixa aumentará a lucratividade e o desempenho da sua empresa.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o fluxo de caixa livre, a sua importância e o seu modo de funcionamento, aplique essa ferramenta em seu negócio e crie uma organização e planejamento orçamentário.
Gostou deste post? Então, que tal seguir nossos perfis nas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e assinar a nossa newsletter para acompanhar todas as novidades do nosso blog? Até a próxima!