Fazer a gestão de frotas sustentável deve ser um dos principais objetivos dos gestores, não é mesmo? Quando falamos em sustentabilidade, estamos falando sobre o desenvolvimento do negócio com a redução de desperdício de recursos, bem como o menor impacto possível ao meio ambiente e social.
A sustentabilidade está relacionada ao gerenciamento inteligente da sua frota. Com ele, é possível melhorar o desempenho do seu negócio ao desenvolver estratégias fundamentadas nos pilares: custos, agilidade e qualidade. Para que isso aconteça, é preciso adotar algumas estratégias e práticas inteligentes no seu gerenciamento.
Neste artigo, você confere 6 dicas para uma gestão de frotas mais sustentável! Boa leitura!
1. Invista em treinamentos
Sem capacitação, a tendência é que o seu time de motoristas cometa equívocos na direção. Com os treinamentos adequados, o seu negócio consegue alcançar a redução de gastos com manutenção, assim como com o combustível — o que ocasiona, também, a diminuição da emissão de poluentes. Ao aprenderem boas práticas na condução dos veículos, os seus colaboradores contribuem para o aumento da vida útil da sua frota.
2. Respeite os limites de carga
A sustentabilidade está diretamente ligada à responsabilidade social. Quando a sua frota está rodando com uma carga além do limite estipulado, tem-se um grande risco: não somente para o seu colaborador, mas também para todos os outros usuários no trânsito. Para isso, existe a Lei da Balança, que regulamenta o peso seguro para cargas. Garantir a segurança nas vias é parte essencial de um gerenciamento de frotas sustentável.
3. Aposte no rastreamento
É um desafio realizar o controle da frota a distância. Você pode fazer isso usando dispositivos como rastreadores ou a tecnologia de telemetria, que é uma opção de rastreamento com recursos mais detalhados. Isso depende do perfil do seu negócio e do quanto está disposto a investir. Rastreando a sua frota, você tem um reforço na segurança dos veículos.
Por exemplo, no caso da telemetria, é possível acompanhar a velocidade que os seus motoristas estão rodando. Assim, caso seja observada qualquer conduta perigosa, é possível monitorar e orientar ao motorista qual é a política da sua empresa. Além disso, é uma ótima ferramenta para coibir furtos e roubos.
4. Faça a manutenção da frota
Com certeza, você já ouviu falar aquela expressão “barato que sai caro”, não é mesmo? É comum muitos deixarem a manutenção como última prioridade e isso acaba impactando negativamente a performance financeira do seu negócio.
A manutenção preditiva tem um custo menor para a empresa, além de garantir que o tempo do ativo (automóvel) improdutivo será o menor possível. Lembre-se: carro parado é sinônimo de prejuízo. Por isso, é melhor deixá-lo dois dias na revisão do que um mês no mecânico.
5. Otimize as rotas da frota
Ganhar tempo, melhorar a entrega ao cliente e reduzir o custo com combustível, a otimização de rota é uma estratégia de gerenciamento muito eficaz para a sua logística. Para otimizá-la, é preciso ter mapeado os carros disponíveis, as demandas dos clientes e os prazos acordados.
Com isso em mãos, você pode contar com o apoio de softwares de roteirização, por exemplo. É importante sempre considerar cenários imprevistos e ter um segundo plano: isso pode ser mapeado pela telemetria.
6. Priorize o uso do etanol
Você sabia que o etanol contribui para a redução de poluentes no ar? Segundo a tabela disponibilizada pelo Inmetro, os veículos mais novos, ao serem abastecidos com álcool, apresentam uma taxa de emissão de poluente fóssil igual a zero.
Por isso, se um dos pilares do seu negócio for o desenvolvimento sustentável e a sua frota for compatível com o combustível, incentive o abastecimento com o etanol. Para potencializar o seu uso, não deixe de calcular a rota para garantir o melhor desempenho do veículo.
Siga as nossas dicas e presencie a otimização da sua produtividade da sua logística por meio de uma gestão de frotas sustentável. Aliando a tecnologia à sustentabilidade, é possível maximizar o desempenho do seu negócio, além de fortalecer a sua marca no mercado como referência em boas práticas.
O que você achou das nossas sugestões? Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhar este texto nas suas redes sociais! Até breve!