Vivemos em uma era de alta competitividade em praticamente todos os segmentos do mercado, o que faz com que as empresas que desejem se destacar em suas áreas de atuação precisem reduzir despesas e otimizar processos. Por isso, descobrir as melhores maneiras de melhorar o controle de combustível da frota pode ser muito importante.
Trata-se de uma forma de estar em melhor sintonia com os diversos desafios e tendências que surgirão no caminho de qualquer negócio que esteja sediado no ramo de transporte, assegurando que o seu fluxo de caixa tenha muito mais chances de terminar no verde ao final do mês. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!
1. Abasteça em postos confiáveis
O primeiro passo para melhorar o controle de combustível da frota consiste em orientar os condutores a abastecerem apenas em postos confiáveis. Infelizmente, a adulteração ainda é relativamente comum no Brasil, sobretudo em locais mais afastados e que não contam com uma boa marca para manter o padrão e fazer a fiscalização.
Por isso, pode ser interessante se manter como clientes dos grandes operadores do mercado, uma vez que, via de regra, tais empresas contam com políticas próprias de qualidade e compliance. Além disso, nada impede que você faça parcerias e dê a preferência em troca de maiores prazos, melhores condições de pagamento e descontos.
2. Capacite os seus colaboradores
Pouco adianta ter um caminhão com a manutenção em dia e abastecer com o melhor combustível do mundo, se os colaboradores não fizerem a sua parte, não é mesmo? Por isso, capacitá-los deve ser encarado como um investimento e não uma despesa. Logicamente, isso é ainda mais relevante quando pensarmos no caso dos motoristas.
O estilo de direção interfere consideravelmente no consumo de combustível e até no desgaste das peças, o que pode fazer com que você economize bastante no final das contas. Diante de tal realidade, faça o que puder para promover a consciência coletiva a respeito da importância de agir com prudência e evitar desperdícios, com cursos, palestras e até ações internas.
3. Aposte no poder da tecnologia
Também não dá para falar em melhorar o controle de combustível da frota nos dias de hoje sem falar no poder da tecnologia. Existem muitos recursos que podem ajudar nesse sentido, fazendo com que os seus processos sejam otimizados consideravelmente. Atualmente, existem softwares que enviam informações em tempo real sobre a rota feita e outros dados.
Além disso, soluções completas para pagamento automático de pedágio e estacionamento, por exemplo, costumam ser uma verdadeira “mão na roda”. Os veículos passarão direto e não perderão tempo em congestionamentos quilométricos, que podem durar muitos minutos nos grandes centros urbanos e nas maiores rodovias.
Ao seguir essas 3 maneiras de melhorar o controle de combustível da frota, você evita desperdícios e otimiza o fluxo de caixa da sua empresa.
Gostou de conhecer essas maneiras de melhorar o controle da sua frota? Quer aumentar os seus conhecimentos? Então, que tal conferir nosso outro post que fala sobre planilhas de controle de combustível?