Entenda como as paradas no pedágio aumentam o consumo de combustível

post_thumbnail-00454284f739fd0e6cdb4cf9602760f4-1110x508

Melhorar o controle de combustível é um objetivo muito importante para a gestão de frotas. Por isso, elaboramos este material para demonstrar uma das formas mais práticas e efetivas para reduzir o consumo das suas unidades. Afinal de contas, você sabe o impacto das paradas no pedágio sobre o consumo dos seus veículos? Caso não, sem problemas.

Neste texto, explicamos as principais curiosidades sobre o tema. Primeiro, detalhamos como funcionam as paradas no pedágio. Em seguida, demonstramos como tais paradas podem aumentar o consumo dos seus veículos. E, por fim, destacamos como as nossas soluções podem ajudar a sua frota a contornar esse problema. Então, não fique de fora e acompanhe!

Como funcionam as paradas no pedágio?

Como todos sabemos, as praças de pedágio contam com uma operação bastante simples e objetiva. Você escolhe uma das cabines de atendimento, direcionando o veículo na faixa selecionada. Quando chega a sua vez, você paga pela tarifa adequada, espera o operador processar a transação, abrir a cancela e segue viagem — até aí, tudo bem. 

Segundo um estudo da Universidade Federal de Itajubá, uma operação ideal e desobstruída, composta por cálculo, pagamento, abertura da cancela e deslocamento, leva cerca de 37 segundos para ser realizada. O problema está justamente na escala, pois é preciso multiplicar esse tempo pelo número de veículos na sua frente em casos de fila. 

Na alta temporada, não é incomum pegar filas com mais de 25 veículos na sua frente (mais de 15 minutos de espera). Se isso já é incômodo para quem está curtindo as férias e realizando turismo, imagina para quem trabalha todos os dias na estrada, agregando todos esses tempos de espera ao longo de vários pedágios por dia.

Como as paradas no pedágio aumentam o consumo de combustível?

As paradas no pedágio aumentam o consumo pela mesma razão que os congestionamentos, porque são situações em que o veículo se desloca, mas está com o motor ligado e consumindo. Acrescente a isso os momentos de estresse e ansiedade, em que o motorista acelera de vez em quando, elevando tanto a rotação quanto o consumo, mesmo sem sair do lugar.

Como a Sem Parar Empresas pode impedir que isso aconteça?

Como sugere o nome da nossa marca, a solução que oferecemos promove a redução do consumo por evitar esperas e ociosidades. Com a tag da Sem Parar Empresas, os veículos da sua frota podem evitar as filas nas praças de pedágio, podendo simplesmente optar pela faixa rápida, em que sequer é preciso parar o veículo para reconhecer o pagamento automatizado do pedágio. 

Como pode ver, as paradas no pedágio, ainda mais quando acumuladas, conseguem corresponder a várias horas de ociosidade em um mês de trabalho. Considerando o impacto disso sobre o consumo, e multiplicando pelo número de veículos afetados, o resultado é um gasto substancial em combustível que poderia ser completamente evitado.

Agora que você sabe como as paradas no pedágio influenciam o consumo dos seus veículos, aproveite para contratar a melhor solução do mercado para impedir isso. Entre em contato conosco!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios