O que move uma frota é, literalmente, o combustível. Embora os gestores possuam preocupações como manutenção e documentação dos veículos, o abastecimento é uma rotina muito mais recorrente - e um custo bem mais elevado também.
Esse fato é um indicador da importância para as empresas em investir em um sistema de abastecimento de frota. Mas, afinal, qual é a melhor tecnologia para promover economia e prevenir fraudes?
Antes de implementar um sistema de abastecimento de frota, é fundamental entender sobre métodos de gestão de combustível. Isso envolve diferentes ações que ajudam a monitorar o consumo, reduzir custos e garantir uma operação mais fluida.
O controle de abastecimento de frota consiste em acompanhar o consumo de cada veículo, analisar padrões de uso e identificar oportunidades de economia. Para fazer isso de forma inteligente, existem boas práticas, como:
As soluções são projetadas para controlar o combustível utilizado pela frota de caminhão e gerenciar as paradas em postos. Existem diferentes sistemas de controle de abastecimento, dos mais manuais aos mais avançados, cada um com suas vantagens e funcionalidades:
O melhor sistema de abastecimento de frota varia conforme a realidade de cada empresa. Por isso, a dica é analisar diversos fatores, como as demandas específicas, as distâncias percorridas pelos veículos, o orçamento disponível e a estrutura da operação. Por exemplo, para empresas que possuem longas rotas e precisam de flexibilidade, o abastecimento interno pode não ser a melhor escolha, pois limita os pontos de reabastecimento.
Algumas questões, porém, são comuns a todas as frotas, como a necessidade de agilidade nas operações. Por isso, o sistema de reembolso, que envolve o controle manual de notas fiscais, pode ser inviável, já que exige muito tempo de conferência documental e tem possibilidade de resultar em erros ou fraudes.
Dentre as opções mais avançadas para uma boa gestão de transporte, o cartão combustível e o sistema de abastecimento automático se destacam como as alternativas mais tecnológicas, permitindo mais controle e menores chances de fraudes. Com plataformas avançadas, o gestor pode acompanhar tudo pela tela do computador, além de delimitar o uso conforme a necessidade.
💡 Quer tecnologia? Confira nosso guia sobre o CTF Abastecimento!
Cada empresa deve avaliar suas necessidades e orçamento disponível antes de escolher o sistema de abastecimento de frota mais adequado. Mas para quem busca otimização e eficiência, as soluções automáticas são a melhor escolha.
Esses sistemas oferecem maior controle, reduzem o tempo de abastecimento e minimizam os erros humanos. Se a sua empresa está buscando modernizar a gestão de combustível, vale a pena se aprofundar nessas soluções e melhorar a operação.