Quais as principais opções em sistema de abastecimento de frota?

Três caminhões em um posto de combustível utilizando o sistema de abastecimento de frota Sem Parar Empresas

O que move uma frota é, literalmente, o combustível. Embora os gestores possuam preocupações como manutenção e documentação dos veículos, o abastecimento é uma rotina muito mais recorrente - e um custo bem mais elevado também.

Esse fato é um indicador da importância para as empresas em investir em um sistema de abastecimento de frota. Mas, afinal, qual é a melhor tecnologia para promover economia e prevenir fraudes? 

 

Uma introdução à gestão de combustível

Antes de implementar um sistema de abastecimento de frota, é fundamental entender sobre métodos de gestão de combustível. Isso envolve diferentes ações que ajudam a monitorar o consumo, reduzir custos e garantir uma operação mais fluida.

O controle de abastecimento de frota consiste em acompanhar o consumo de cada veículo, analisar padrões de uso e identificar oportunidades de economia. Para fazer isso de forma inteligente, existem boas práticas, como:

  • Monitoramento em tempo real: é necessário saber quanto de combustível cada veículo está usando diariamente.

  • Manutenção da frota em bom estado: veículos bem conservados consomem menos combustível, o que ajuda a evitar desperdícios.

  • Planejamento de rotas otimizadas: trajetos mais curtos e sem congestionamento ajudam a reduzir o consumo de combustível e prazos de entrega.

  • Disseminação de boas práticas: de tempos em tempos, é importante fornecer treinamento aos motoristas para incentivar a direção econômica.

  • Uso de sistemas integrados: além de monitorar o gasto, ferramentas tecnológicas podem prever necessidades futuras, garantindo uma melhor gestão.

 

Sistema de abastecimento de frota: conheça 4 possibilidades

As soluções são projetadas para controlar o combustível utilizado pela frota de caminhão e gerenciar as paradas em postos. Existem diferentes sistemas de controle de abastecimento, dos mais manuais aos mais avançados, cada um com suas vantagens e funcionalidades:

  1. Sistema de reembolso: o motorista paga o combustível do próprio bolso e, em seguida, entrega os comprovantes para a empresa, que faz o reembolso. Esse sistema é simples, mas exige controle rigoroso dos cupons fiscais. Além disso, pode gerar inconsistências caso não haja um processo claro de monitoramento.

  2. Sistema de abastecimento interno: aqui, a empresa possui um posto de combustível dentro de suas instalações, onde os caminhões são abastecidos antes de saírem para as entregas. Esse método permite um controle mais direto sobre o consumo. É comum em grandes frotas e pode trazer economia a longo prazo. No entanto, pode não ser suficiente em trajetos maiores. 

  3. Cartão combustível para frotas: funciona por meio de um cartão fornecido aos motoristas, permitindo o abastecimento em postos credenciados. Esse sistema é prático e possibilita o monitoramento das despesas em tempo real. Empresas podem definir limites de gastos e controlar as transações, o que facilita a gestão financeira e evita fraudes.

  4. Sistema de abastecimento automático: trata-se de uma tecnologia sem intervenções humanas, em que o gestor pré-determina as regras de abastecimento, além de fazer a liberação à distância. Para que esse controle seja eficaz, há uma antena instalada no tanque do caminhão e outra na bomba de combustível. Quando se encostam, acontece o processo automático, registrando cada litro que entra no veículo. 

 

Qual o melhor sistema de abastecimento de frota?

O melhor sistema de abastecimento de frota varia conforme a realidade de cada empresa. Por isso, a dica é analisar diversos fatores, como as demandas específicas, as distâncias percorridas pelos veículos, o orçamento disponível e a estrutura da operação. Por exemplo, para empresas que possuem longas rotas e precisam de flexibilidade, o abastecimento interno pode não ser a melhor escolha, pois limita os pontos de reabastecimento.

Algumas questões, porém, são comuns a todas as frotas, como a necessidade de agilidade nas operações. Por isso, o sistema de reembolso, que envolve o controle manual de notas fiscais, pode ser inviável, já que exige muito tempo de conferência documental e tem possibilidade de resultar em erros ou fraudes. 

Dentre as opções mais avançadas para uma boa gestão de transporte, o cartão combustível e o sistema de abastecimento automático se destacam como as alternativas mais tecnológicas, permitindo mais controle e menores chances de fraudes. Com plataformas avançadas, o gestor pode acompanhar tudo pela tela do computador, além de delimitar o uso conforme a necessidade. 

💡 Quer tecnologia? Confira nosso guia sobre o CTF Abastecimento!

 

Invista em um sistema de abastecimento de frota robusto!

Cada empresa deve avaliar suas necessidades e orçamento disponível antes de escolher o sistema de abastecimento de frota mais adequado. Mas para quem busca otimização e eficiência, as soluções automáticas são a melhor escolha. 

Esses sistemas oferecem maior controle, reduzem o tempo de abastecimento e minimizam os erros humanos. Se a sua empresa está buscando modernizar a gestão de combustível, vale a pena se aprofundar nessas soluções e melhorar a operação.

Destaques

Qual a diferença entre CIF e FOB? Entenda os tipos de frete
Sem Parar Empresas: dois homens descarregando caixas de uma van representando qual a diferença entre CIF e FOB
12 - Março - 2021

Qual a diferença entre CIF e FOB? Entenda os tipos de frete

Conteúdo atualizado em Outubro/2024 O transporte rodoviário é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigindo uma …

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios