A adoção de medidas preventivas é muito relevante para a manutenção da qualidade, da segurança e até do desempenho de um veículo. No entanto, infelizmente, alguns condutores e gestores não dão o devido valor a tal aspecto. Por isso, preparamos um post para que você entenda qual a importância da troca de óleo de caminhão.
Além de custar relativamente pouco quando pensamos nos gastos totais de uma empresa que precisa atuar com transporte ou logística, é um componente indispensável para a saúde do motor, sobretudo quando há muitas exigências nas questões de peso e potência. Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema.
Como você já deve saber, a função primordial do óleo é a de lubrificar a parte interna do motor. Dessa maneira, há uma diminuição no atrito entre as peças, prevenindo o desgaste excessivo de componentes essenciais. Além disso, ele também conserva a temperatura adequada, promovendo a limpeza pela retirada de partículas advindas da combustão.
Tais impurezas, com o passar do tempo, acabam suspensas no lubrificante, em um processo contínuo até que haja sua saturação. Por isso, fazer a sua troca periódica, de acordo com as recomendações do fabricante, é extremamente importante, trazendo diversos benefícios e ajudando, até mesmo, a reduzir o consumo de combustível.
Mesmo com tantas vantagens e um custo relativamente baixo, muitos gestores e caminhoneiros acabam optando por não fazer a troca de óleo de caminhão no momento recomendado. No entanto, as consequências de uma atitude tão equivocada podem ser terríveis, culminando até mesmo na quebra do veículo.
O lubrificante antigo vai promovendo a formação de borras, o entupimento dos circuitos e problemas mecânicos, especialmente nos componentes do motor, que pode fundir. Com isso, é possível perceber sinais, como perda de potência, aquecimento, menos resposta na aceleração, vibrações em marchas lentas, barulhos estranhos e assim por diante.
Agora que você já percebeu a importância de trocar o óleo do caminhão no período certo, também é essencial evitar alguns erros nesse sentido. Definitivamente, o mais comum é cair na tentação de apenas completar o nível. Isso faz com que a mistura acabe sendo contaminada pelas impurezas antigas, reduzindo bastante sua eficácia.
Aliás, misturar marcas é uma prática bastante comum entre os motoristas, mas isso jamais deve ser feito entre bases diferentes, mantendo toda a composição como mineral, semissintético ou sintético. Lembre-se também de trocar o filtro, pois é ele que tem a função de reter as principais sujidades residuais, evitando a contaminação.
Agora você já sabe qual a importância da troca de óleo de caminhão. O intervalo necessário para isso varia de acordo com o fabricante, o modelo e o tipo de lubrificante, embora o mais comum seja fazer a reposição a cada 10 mil quilômetros.
Gostou de entender qual a importância da troca de óleo de caminhão? Quer conferir outros conteúdos como este? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook!