Sistema de gestão de frotas: os 5 benefícios que você precisa conhecer

Gerenciar veículos, operações e custos: essas são apenas três das inúmeras responsabilidades do gestor moderno, que precisa otimizar seu tempo para entregar o melhor controle possível para a operação. Pensando nisso, elaboramos este post especial, em que descrevemos a importância de contar com um sistema de gestão de frotas.

Como você vai ver ao longo desta leitura, essa é uma ferramenta fundamental para o crescimento de uma empresa no mercado logístico, pois oferece vantagens importantes para se destacar nesse setor. Não perca a oportunidade de conhecer mais sobre o tema!

A definição de um sistema de gestão de frotas

Entender o propósito de um sistema de gestão é uma tarefa fácil. Primeiramente, você deve refletir sobre os desafios e as obrigações do gestor. Depois, basta imaginar uma interface de computador, que organize essas tarefas, faça os acompanhamentos e disponibilize estatísticas em um único painel, agilizando o trabalho do profissional.

A melhor forma de definir esses sistemas é: eles são soluções tecnológicas para acompanhar o desempenho da frota. Normalmente esse tipo de sistema é desenvolvido para funcionar em várias plataformas, permitindo que o gestor controle sua operação de um navegador web ou por meio de um aplicativo em seu smartphone, em sistemas como Android e iOS.

O funcionamento de um sistema de gestão de frotas

Entre outras coisas, a contração de um sistema representa a modernização na gestão da sua frota, pois tudo o que essa ferramenta faz é substituir processos defasados, repetitivos e lentos pela eficiência da informática, com o preenchimento e a formulação automáticos de relatórios, tabelas, históricos, gráficos e outros recursos importantes para a economia da operação. 

Com um bom sistema, o gestor economiza tempo — que de outra maneira seria gasto no preenchimento manual de planilhas, pranchetas e checklists — em uma tentativa de acompanhar os abastecimentos, as manutenções, as rotas e os fretes. 

Os 5 principais benefícios de adotar essa solução

Chegamos ao ponto central da discussão. Como em todo investimento, as empresas tendem a balancear os pontos altos de cada solução. Por isso, listamos aqui as maiores vantagens que um sistema dedicado pode oferecer à sua frota. Acompanhe!

1. Controle

A redução de custos é um dos principais objetivos no cotidiano do gestor. Com um bom sistema, essa tarefa se torna mais viável, facilitando o controle de gastos da operação por meio da observação de gráficos e relatórios que listam os valores pagos em abastecimentos, pedágios, intervalos e afins.

2. Disponibilidade

Outro recurso importante é o acompanhamento dos veículos na frota, possibilitando o agendamento de procedimentos de manutenção e configuração de lembretes. Com isso, o gestor tem um controle mais preciso das unidades disponíveis a cada trabalho e data específica, sem ignorar as revisões periódicas em seus caminhões. 

3. Automatização

Reembolsos, acompanhamento de abastecimentos, monitoramento de quilometragem e muito mais: um bom sistema de frotas, principalmente quando acompanhado de uma solução de rastreamento, é capaz de automatizar a maioria das tarefas cotidianas, permitindo que o gestor se preocupe apenas com o que realmente importa: a tomada de boas decisões.

4. Produtividade

Como resultado dos benefícios anteriores, a gestão se torna mais produtiva. O respeito ao calendário de manutenções oferece previsibilidade ao funcionamento dos veículos, evitando quebras inesperadas e a ociosidade na operação.

Além disso, um sistema que conte com recursos de roteirização também será capaz de sugerir as melhores rotas em pouquíssimo tempo e atendendo às principais exigências do gestor — tanto em tempo quanto em custos.

5. Agilidade 

Com a redução de tarefas repetitivas, o responsável pela frota pode se dedicar única e exclusivamente à gestão do negócio, utilizando o tempo ganho para analisar as estatísticas e tomar as melhores decisões para a sua equipe, com precisão e agilidade.

As vantagens que listamos aqui são determinantes para o sucesso de uma operação logística. Sendo assim, ignorar os resultados que essa solução oferece à sua empresa é uma atitude arriscada, já que você estaria aceitando a vulnerabilidade da sua operação contra as empresas que já contam com essas ferramentas.

Gostou de saber mais sobre a importância do sistema de gestão de frotas? Então aproveite para subir o nível da sua administração, conhecendo mais sobre os principais indicadores de performance desse ramo!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios