Quando o perfil da empresa é de colaboradores exigentes em seus benefícios, principalmente para aqueles que não precisam do tradicional e obrigatório vale-transporte, a oferta de auxílio combustível pode ser uma excelente saída. O vale é destinado para aqueles que utilizam seus próprios veículos para ir ao trabalho, subsidiando uma boa parte dos gastos com transporte.
No entanto, para o RH, a administração desse benefício pode ser desafiadora, dependendo do modelo de auxílio escolhido. Quando o benefício envolve a coleta de notas fiscais de postos e o reembolso manual, muito tempo é consumido. Pensando nisso, o vale-combustível da Sem Parar Empresas chega para automatizar todo esse processo, garantindo que tanto os colaboradores quanto a equipe de RH sejam beneficiados. Venha entender como funciona!
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a empresa não é obrigada a oferecer o vale-transporte para colaboradores que optam por utilizar veículo próprio - desde que esteja documentado o não-aceite do funcionário. No entanto, muitas companhias escolhem substituir o vale-transporte pelo auxílio combustível como uma forma de suporte para o time.
Por mais que o vale-combustível não seja obrigatório, uma vez implementado, ele precisa estar de acordo com a legislação. O principal ponto a ser observado está nos artigos 457 e 458 da CLT, que estabelecem que o auxílio não deve ser considerado salário, ou seja, ele não integra a remuneração do colaborador e, portanto, não interfere em outros cálculos trabalhistas, como INSS e FGTS. Esse benefício é regulamentado como uma ajuda para o deslocamento e, por isso, é tratado como uma verba indenizatória.
O gerenciamento do auxílio combustível pode se tornar complexo, especialmente em grandes empresas, onde há diversos colaboradores utilizando o benefício. Processos manuais, como a verificação de notas de postos e o cálculo de reembolsos, demandam muito tempo da equipe de RH, aumentam o risco de erros e sobrecarregam o departamento. É aqui que a automação se torna uma necessidade oficial.
Cada vez mais, o conceito de RH estratégico é inserido nas organizações. Trata-se da otimização de processos por meio da tecnologia para que os profissionais possam focar em atividades de maior valor agregado, como o desenvolvimento de políticas de bem-estar e engajamento. Para isso, o investimento em automação de benefícios deve fazer parte do orçamento, permitindo que o auxílio combustível seja creditado de forma padronizada, todo mês, nos cartões específicos dos colaboradores.
O vale-combustível automatizado é essencial para se distanciar das tarefas manuais, como conferência de cupons fiscais e transferência do dinheiro para cada colaborador. O cartão, além de tornar prática a disponibilização deste benefício, elimina as chances de erros comuns na hora de reembolsar inúmeras pessoas.
O vale-combustível da Sem Parar Empresas foi pensado para facilitar a vida do colaborador e, ao mesmo tempo, acelerar os processos do RH. O funcionamento é simples: o colaborador recebe um saldo mensal para cobrir os gastos com combustível, sem a necessidade de apresentar notas ou recibos.
Com a Sem Parar Empresas, o processo é digital e rápido, com diversas funcionalidades que agregam valor à rotina da empresa. Olha só quanta vantagem há para aproveitar:
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Conquistar mais eficiência e simplificar processos nunca foi tão fundamental para uma gestão estratégica. O auxílio combustível da Sem Parar Empresas é uma escolha inteligente para companhias que desejam apoiar seus colaboradores de forma prática e segura, sem sobrecarregar o time de RH com tarefas manuais.
Está na hora de unir o agrado à praticidade! Conheça o vale-combustível Sem Parar Empresas e descubra como ele pode transformar a sua rotina!