Tudo sobre RH estratégico para sua empresa facilitar processos

Sem Parar Empresas: mão encaixando o último bloco em um tetris físico, onde cada peça possui o desenho de uma pessoa, representando a função do RH estratégico

Para manter sua empresa produtiva e, consequentemente, competitiva, o foco na eficiência dos processos é fundamental. É nesse contexto que o RH estratégico se destaca como uma abordagem que visa facilitar a gestão de pessoas, tornando as tarefas descomplicadas, as tomadas de decisão mais assertivas e os colaboradores satisfeitos.

O RH estratégico é técnico, voltado à otimização de processos. Mas mais do que apenas lidar com estatísticas, também é necessário priorizar o aspecto humano, reconhecendo que são as pessoas que impulsionam o crescimento e a inovação dentro de uma organização. Continue conosco para conhecer práticas que equilibram eficiência e bem-estar!

O que é RH estratégico e qual seu impacto?

O grande alicerce do RH estratégico é o uso da tecnologia. Isso porque a abordagem tem como fundamento a tomada de decisões relacionadas à gestão de pessoas baseada em dados. Portanto, para coletar informações, a empresa deve implementar sistemas de automação e indicadores inteligentes.

O principal objetivo do RH estratégico é desburocratizar o departamento, automatizando tarefas repetitivas e permitindo aos gestores uma análise minuciosa para que, então, decisões inovadoras sejam tomadas. Isso significa que é possível verificar o desempenho das equipes, a satisfação dos colaboradores e a produtividade dos profissionais para que as projeções de negócios sejam atingidas. O resultado? Agilidade nos processos, contratações mais assertivas, crescimento saudável, diminuição do turnover e mais inteligência na gestão de pessoas. 

Como introduzir o RH estratégico na empresa?

A implementação bem-sucedida do RH estratégico requer um planejamento cuidadoso e personalizado. Para isso, é essencial seguir alguns passos:

  1. Definição de objetivos: a estratégia é o caminho para chegar a um destino final. Se não há objetivo, não é possível definir a rota. Portanto, o primeiro passo é estabelecer o resultado esperado do negócio para, assim, pensar nas estratégias que o RH vai adotar para alcançá-lo.

  2. Análise da empresa: com o objetivo de negócio definido, é necessário olhar para o cenário atual, compreendendo valores, desafios e objetivos. Com essas informações em mãos, é possível identificar pontos de melhoria na gestão de pessoas.

  3. Criação de um plano de ação: para atingir o objetivo, defina pequenas metas relacionadas à gestão de pessoas, como contratações de especialistas, ações de engajamento, implementação de um programa de desenvolvimento profissional, entre outras iniciativas que fomentem a produtividade. 

  4. Investimento em tecnologia: está lembrado que o RH estratégico se baseia em dados? Portanto, invista em sistemas que possam automatizar tarefas, bem como coletar informações sobre os resultados das ações. Com os dados em mãos, siga otimizando suas ações. 

  5. Treinamento das equipes: tanto o uso da tecnologia quanto as novas ações devem ser repassadas às equipes. Para isso, forneça workshops, palestras, oficinas e treinamentos que deixem todos os colaboradores na mesma página sobre quais são as condutas da empresa e seu objetivo de negócio. 

O RH estratégico é humanizado?

RH estratégico e RH humanizado se referem a estratégias diferentes, mas que devem ser implementadas simultaneamente. 

Enquanto o RH estratégico se concentra em aspectos como eficiência e alinhamento com os objetivos organizacionais, o RH humanizado é focado na promoção de acolhimento e bem-estar dos colaboradores. Embora sejam termos distintos, é essencial que eles caminhem juntos.

Isso significa que parte da coleta de dados do RH estratégico deve ser sobre o quão feliz o colaborador é na empresa e quais feedbacks ele tem. Sabendo as preferências do pessoal, o departamento precisa se mobilizar para oferecer acolhimento, transcendendo a tecnologia por meio de abertura de espaço para comunicação, oferta de benefícios pertinentes às necessidades das pessoas, promoção de diversidade e inclusão, bem como a criação de um ambiente tranquilo de trabalho.

💡 Confira o guia completo para aprimorar sua Gestão de Recursos Humanos.

Transforme sua gestão de RH!

Investir em processos eficientes e em uma abordagem humanizada do RH não apenas melhora o desempenho da empresa, mas também promove o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. 

Por isso, é fundamental se aprofundar em técnicas People Centric e adotar uma abordagem mais estratégica para a gestão de recursos humanos. Ao priorizar o aspecto humano e investir no desenvolvimento dos colaboradores, você estará construindo as bases para uma empresa mais sólida, inovadora e bem-sucedida.

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos