Como desenvolver a inteligencia emocional nos colaboradores?

Sem Parar Empresas: Como desenvolver a inteligencia emocional nos colaboradores?

Desenvolver inteligência emocional é fundamental para qualquer profissional que deseja alcançar novos patamares na carreira. Isso acontece porque somente as competências técnicas e a experiência já não são mais suficientes para suprir as necessidades de cargos mais elevados, como os de liderança, por exemplo.

Além disso, como o mercado de trabalho exige cada vez mais dos profissionais, ao investir na inteligência emocional de seus colaboradores é possível incentivar o desenvolvimento de outras competências, a exemplo da resiliência e empatia.

Quer saber mais sobre como desenvolver a inteligência emocional nos colaboradores? Então, continue a leitura!

O que é inteligência emocional?

É possível entender a inteligência emocional como sendo a capacidade de gerenciar as próprias emoções, facilitando o alcance de objetivos planejados.

Assim, tendo como base o conceito de inteligência emocional, fica mais fácil perceber a necessidade de desenvolver outras competências para lidar com limitações, fraquezas e restrições pessoais, com o objetivo de alcançar sucesso em várias áreas da vida, o que inclui a profissional.

Nesse sentido, a inteligência emocional tem o autoconhecimento como base, que serve como ferramenta para fazer o reconhecimento das inseguranças e frustrações, afastando situações que possam provocar irritação e dificuldade de comunicação.

Logo, ao desenvolver a inteligência emocional, fica mais fácil entender quais são os fatores que provocam as emoções adversas e, assim, fica mais fácil administrar melhor esses sentimentos.

Portanto, é possível entender que a inteligência emocional é capaz de distinguir o nível de maturidade dos profissionais, já que garante a eles um melhor rendimento. Se bem trabalhada dentro das empresas, a inteligência emocional ainda é capaz de promover a formação de equipes de alto desempenho, além de colaborar para um clima organizacional mais favorável.

Quais os benefícios da inteligência emocional?

A inteligência emocional tem se tornado, cada vez mais, um importante fator competitivo para distinguir o resultado das empresas, principalmente com relação à liderança.

Isso porque os profissionais que a detêm são capazes de fazer uma melhor avaliação das situações, tomando decisões mais acertadas. Com isso, são capazes de conduzir melhor as situações envolvendo os públicos de relacionamento da empresa. Mas, os benefícios de adotar a inteligência emocional não param por aí. Veja a seguir!

Controle de impulsos e canalização das emoções

O indivíduo que tem inteligência emocional é embasado no autoconhecimento. Assim, ele consegue controlar seus impulsos e também canalizar as emoções para ações que sejam benéficas para as suas atividades, o que garante um bom desempenho no trabalho e também em outras áreas da vida.

Evitar discussões desnecessárias

Pessoas com inteligência emocional evitam os conflitos desnecessários, pois sabem direcionar a sua energia e tempo para ações que trarão resultados positivos para elas e para as pessoas que a rodeiam. Por isso, evitam discussões e priorizam o debate de ideias para se chegar a melhor solução.

Lidera equipes de maneira eficiente

A inteligência emocional é uma competência-chave de grandes líderes. Com ela, é possível contornar situações adversas, usar o discurso para convencer pessoas e também manter uma postura confiante e alinhada com os objetivos organizacionais, o que diferencia um líder, por exemplo, de outros colaboradores.

Melhora o relacionamento entre os funcionários

Uma empresa que prioriza o desenvolvimento da inteligência emocional entre os seus colaboradores passa a contar com profissionais com uma melhor capacidade de comunicação, o que é fundamental para alinhar processos e ideias.

Isso também contribui com um ambiente mais harmônico dentro da empresa, o que colabora positivamente para um melhor clima organizacional, influenciando de forma direta o sucesso da organização.

Auxilia no crescimento de talentos da empresa

Pessoas com inteligência emocional são mais maduras e têm uma postura mais coerente diante dos desafios do dia a dia, o que também implica em um alto grau de resiliência.

Assim, a soma desses fatores contribui para o fortalecimento e crescimento dos talentos de uma organização, que passam a ter atitudes mais racionais e pautadas nos objetivos e valores do negócio.

Como desenvolver a inteligência emocional nos colaboradores?

Como você pode perceber, a inteligência emocional é uma ferramenta eficiente para gerenciar e perceber os sentimentos de outras pessoas, sendo uma habilidade muito importante para aqueles profissionais que almejam ocupar cargos de liderança. Com isso, fica mais fácil antecipar problemas da equipe e solucionar conflitos de forma mais rápida e eficiente.

Veja a seguir como desenvolver a inteligência emocional nos colaboradores!

Incentive a empatia

Colocar-se no lugar do outro, percebendo as suas dificuldades e limitações é uma ação importante para exercitar a empatia e, a partir disso, ter maior consciência a respeito de tudo o que passa à sua volta, o que também é importante para o desenvolvimento da inteligência emocional.

Nesse cenário, propor dinâmicas e encontros que incentivem os colaboradores a refletirem sobre a realidade em que eles vivem é fundamental para o desenvolvimento da inteligência emocional.

Treine a resistência às tentações

As pessoas tendem a repetir comportamentos. Assim, se um colaborador já foi no passado uma pessoa explosiva e que reclamava de tudo, ele deve estar atento e resistir a repeti-los. Nesse cenário, o autoconhecimento é, mais uma vez, uma forte ferramenta para conhecer os limites individuais e agir antes que os impulsos falem mais alto.

Faça um balanço das forças e fraquezas emocionais da equipe

Ainda usando como base o autoconhecimento, é importante perceber como os colaboradores se comunicam com os outros: o que os deixa ansiosos e impacientes? O que os tira do seu estado positivo?

Ao responder a essas perguntas, eles passam a reconhecer suas fraquezas e, dessa forma, fica mais fácil procurar formas de lidar com essas questões, corrigindo-as, ou seja, evitando uma explosão de sentimentos e emoções.

Incentive o oferecimento de ajuda

Ajudar é um exercício muito importante, pois, além de praticar a empatia, é possível ainda perceber o outro e as suas próprias emoções. Nesse sentido, incentivar no ambiente organizacional a ajuda mútua colabora para que as ações tenham um melhor resultado, ao mesmo tempo em que exercita o desenvolvimento da inteligência emocional.

Viu como desenvolver a inteligência emocional entre os seus colaboradores é uma ação possível? Seguindo essas dicas, todo o processo fica muito mais fácil.

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