Feedback do processo seletivo: veja como fornecer aos candidatos

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Muitos profissionais do RH não valorizam o feedback do processo seletivo. Porém, é fundamental reconhecer a importância dessa comunicação para os candidatos e para a própria empresa.

O feedback valoriza o profissional e ainda atua como uma grande estratégia de marketing e reconhecimento da marca. Quem não gostaria de participar de um processo seletivo que respeita os candidatos do início ao fim da seleção?

Pensando nisso vamos falar sobre feedback do processo seletivo. Mostraremos a sua importância para os participantes e empresa e como fornecer aos candidatos. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é o feedback do processo seletivo?

O processo seletivo de um recrutamento é realizado em várias etapas. A última fase é determinada pelo feedback da seleção. O seu principal objetivo é valorizar todos os candidatos, independente do resultado.

Durante a seleção de pessoas os entrevistadores analisam e anotam as informações sobre um candidato. A equipe de contratação utiliza dessas informações para selecionar aquele que é mais qualificado para a vaga.

Após o fim do processo seletivos, todos os candidatos receberão um feedback, ou seja, uma resposta, negativa ou positiva, sobre a sua participação no recrutamento. É através desse feedback que os participantes saberão se conseguiu ou não a vaga de emprego.

Qual é a importância do feedback para os candidatos?

O feedback do processo seletivo é importante para a imagem da empresa e para valorizar a participação dos candidatos.

Quando um participante de uma seleção não obtém um retorno sobre o processo, é comum que ele fique frustrado ou ansioso. Mesmo quando é aplicado um feedback negativo, o candidato se sente mais confiante e pode a vir candidatar-se em novas vagas futuramente.

Quais são os tipos de feedbacks em um processo seletivo?

Apesar da importância de um feedback para um candidato (e para a empresa), é importante que ele seja construtivo. Ao passar informações para o participante, o recrutador deverá mostrar os seus pontos fortes e fracos, com comentários incentivadores.

Um feedback destrutivo somente deixará o candidato desmotivado. Então é essencial não fazer críticas ofensivas que somente irão magoar o participante. Dito isso, conheça os dois tipos de feedback!

Feedback positivo

O feedback positivo é aquele utilizado para informar ao candidato que ele foi selecionado para vaga ou para uma próxima fase do recrutamento. Ele foca em motivar o participante e reconhecer o seu valor profissional.

Feedback negativo

O feedback negativo é o mais temido pelo candidato, por isso deve ser apresentado de forma clara e transparente. A empresa deve informar ao participante que ele não foi selecionado, pois ele não se enquadra para a vaga, de maneira gentil e sem ofensas.

O feedback negativo é importante para o candidato reconhecer suas falhas e aprimorar o seu desempenho profissional. Ele funciona como um motor para que o profissional cresça no mercado de trabalho.

Como dar feedbacks aos candidatos do processo seletivo?

O feedback do processo seletivo vai além de passar o resultado para os participantes. É necessário que seja realizado de forma humanizada e transparente. Reunimos algumas dicas especiais de como dar um bom feedback. Confira!

Preze pela transparência

Um feedback deve ser claro, mostre as habilidades positivas e dê sugestões de como melhorar os pontos fracos para o candidato se sobressair em processos seletivos no futuro. Evite informações desnecessárias. Seja direto, porém gentil e empático.

Comece pelos elogios

Nada de já iniciar o feedback apontando os pontos negativos do candidato. Elogie suas competências e como elas foram significativas para o processo seletivo. Enalteça os méritos profissionais dos participantes e valorize suas qualidades.

Seja rápido e objetivo

Não adianta enrolar ao dar um feedback negativo, o ideal é que a notícia seja dada de forma objetiva. Porém, preze pelo processo humanizado, de preferência com feedbacks individuais e não padronizados e automáticos, isso desvaloriza a empresa e desmotiva o candidato.

Esclareça as dúvidas

Ao dar um feedback é importante deixar um canal aberto para esclarecer as dúvidas dos candidatos. Esteja disposto a manter uma conversa amigável com os participantes e demonstre que apesar dele não ter sido selecionado, ele foi importante para o processo.

Mantenha o tom pessoal

O mais importante em um feedback para o candidato é que ele seja dado por alguém que ele tenha tido contato no processo seletivo. Essa atitude demonstra que a empresa preocupa-se com os participantes e deseja o melhor para eles. Aproveite e coloque-se à disposição do profissional.

Diga a verdade

Um feedback deve conter a verdade. Indique aos candidatos as percepções profissionais observadas durante o recrutamento. Essas informações podem ser úteis para o crescimento e desenvolvimento do participante. Você pode, por exemplo, apontar que o cargo não é o ideal para ele, porém ele poderá candidatar-se para outras vagas na empresa.

Peça um retorno

Que tal pedir um feedback para o candidato sobre o processo seletivo? Essa atitude deixará o profissional mais confiante e os resultados poderão beneficiar a empresa em seleções futuras.

Quais erros não devem ser cometidos durante o processo seletivo e o feedback?

O primeiro erro seria a empresa não dar um feedback ao encerrar o processo seletivo. Quando não há uma resposta para os candidatos, a imagem da empresa fica abalada e os participantes podem não querer nunca mais participar dos recrutamentos futuros.

O feedback nada mais é que o encerramento da comunicação entre recrutador e candidato. Se não há um retorno por parte da empresa, o candidato deixa de acreditar na marca. Por isso é importante sempre manter o feedback como a etapa final dos processos seletivos.

Outro erro é a falta de transparência das informações. Um feedback deve conter a percepção dos entrevistadores sobre o perfil profissional do candidato. Quando o feedback apresenta os pontos positivos e o que deve ser melhorado, o participante consegue absorver melhor o resultado.

Também é essencial que ao final da seleção os participantes avaliem todo o processo, dando o seu próprio feedback sobre a experiência com a empresa. Essas informações podem agregar a marca e aprimorar as seleções futuras.

O feedback do processo seletivo é importante para o candidato e para a empresa. Ao repassar o resultado para os participantes, opte pela gentileza e colabore para o desenvolvimento do profissional, com elogios e sugestões de melhorias.

E aí, o que achou do nosso post sobre feedback do processo seletivo? Gostou de nossas dicas? Aproveite e deixe seu comentário: adoramos saber a sua opinião!

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