Senso de pertencimento na empresa: o que é e como desenvolver?

Sem Parar: Senso de pertencimento na empresa: o que é e como desenvolver?

O senso de pertencimento é um dos mais importantes atributos para o desenvolvimento humano e organizacional. Com ele, problemas de evasão (turnover), conflitos interpessoais e baixo comprometimento podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados.

Claro, desenvolver um forte senso de pertencimento não é tarefa fácil. Exige-se trabalho conjunto e contínuo, além de bem direcionado. Contudo, algumas práticas, como adotar programas de team building, disseminar a cultura e adotar benefícios corporativos, ajudam bastante.

Pensando na importância do tema, criamos este artigo. Aqui, você vai descobrir o que é senso de pertencimento, quais seus benefícios e como aplicá-lo. Acompanhe!

O que é senso de pertencimento e qual a sua importância?

Você já deve ter ouvido falar que funcionários devem vestir a camisa da empresa ou agir como donos do negócio, comprometendo-se pessoalmente com os resultados e com o futuro do empreendimento. Bom, tais ideias refletem o senso de pertencimento.

Normalmente, profissionais recém-contratados têm um baixo senso de pertencimento. Isso porque ainda estão se ajustando à empresa e não se sentem efetivamente parte de um time. Com o tempo, à medida que são integrados, esse sentimento surge.

Portanto, podemos dizer que senso de pertencimento é a sensação de efetivamente fazer parte de um time, comprometendo-se com os resultados da organização e dando o devido suporte aos colegas de trabalho. Há muitos benefícios ligados ao tema, veja:

  • crescimento dos níveis de dedicação e entrega no trabalho;
  • redução da rotatividade de pessoal e seus respectivos custos;
  • diminuição de problemas com absenteísmo ou presenteísmo;
  • aumento do número de profissionais promotores da marca;
  • formação (e retenção) de equipes de alta performance;
  • aumento do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho.

Em última análise, podemos dizer que o senso de pertencimento contribui para a criação de empresas mais sólidas e produtivas, capazes de superar outros competidores e alcançar maiores retornos sobre o investimento. Logo, é algo que realmente merece atenção.

Como desenvolver o senso de pertencimento na empresa?

O senso de pertencimento é construído ao longo do tempo, então é necessário contar com persistência e paciência, além de boas iniciativas. Conheça, agora, as melhores práticas!

Faça a integração dos recém-contratados

Podemos dizer que a integração consiste no conjunto de políticas e práticas dedicadas à orientação dos talentos recém-contratados, de modo que se sintam efetivamente parte da equipe e bem ambientados. Sem isso, o senso de pertencimento não ganha vida.

Na prática, uma boa integração deve fornecer uma visão geral da empresa, sua história, ambições e cultura. Também deve apresentar colegas de trabalho, superiores imediatos, rotinas produtivas e políticas organizacionais, como o código de ética e conduta.

Invista em iniciativas de team building

Ao longo do tempo, é crítico que seus profissionais sintam-se mais próximos e que confiem uns nos outros. Para tanto, programas de team building fazem todo sentido. Como o nome sugere, eles consistem em iniciativas para construir verdadeiros times de trabalho.

Esses programas contemplam atividades conjuntas, como dinâmicas, jogos e esportes ao ar livre. Por exemplo, você pode levar sua equipe para praticar canoagem, o que gera mais proximidade, confiança mútua e coordenação, deixando todos mais unidos.

Promova o aculturamento do pessoal

Toda empresa conta com uma cultura. Ela consiste no conjunto de crenças, hábitos e valores que orientam a organização. Entretanto, por vezes, a cultura não está tão clara e/ou não é verdadeiramente abraçada pelos profissionais, o que afeta o senso de pertencimento.

Aqui, entram duas dicas importantes: contrate talentos pensando no fit cultural, isto é, no alinhamento com a cultura da sua empresa, e promova ações para fortalecer a cultura do negócio, como programas de treinamento e desenvolvimento do pessoal.

Adote programas de desenvolvimento

Outra dica importante é investir em treinamento e desenvolvimento (T&D). Profissionais qualificados compreendem melhor suas tarefas, rotinas e colegas de trabalho, assim como os objetivos e as estratégias do negócio. Por isso, contam com maior senso de pertencimento.

Para investir em T&D, comece investigando as competências técnicas e comportamentais que devem ser desenvolvidas, como comunicação ou negociação. Depois, investigue quais os melhores canais para qualificação, como palestras presenciais, feiras ou cursos online.

Desenvolva a liderança da organização

A liderança tem um importante papel na construção do senso de pertencimento. Ótimos líderes conseguem estabelecer uma melhor comunicação com seus liderados, além de aumentar o alinhamento e o ânimo (motivação) na entrega de resultados.

Há várias formas de investir na liderança. Por exemplo, você pode construir um programa de desenvolvimento de líderes (PDL), garantindo que desenvolvam as competências certas para o trabalho. Quanto melhor a liderança, maior o senso de pertencimento do time.

Melhore a comunicação interna

Uma boa comunicação gera mais integração e alinhamento. Ainda, reduz o número de erros e conflitos de trabalho. Por isso, é importante investir no assunto e garantir que haja uma boa comunicação entre colegas de trabalho, bem como entre líderes e liderados.

O sucesso na comunicação depende de compromisso conjunto. Todos, a partir da alta direção, devem tratar o diálogo como prioritário. Também é importante adotar canais que facilitem a troca de mensagens, como murais de recados, aplicativos e redes sociais.

Qual o papel da gestão de benefícios nesse processo?

Uma boa gestão dos benefícios corporativos também contribui para aflorar o senso de pertencimento. Isso porque os profissionais sentem-se mais acolhidos e bem cuidados pela empresa. Também entendem que seu trabalho é recompensado de diferentes formas.

Há muitos tipos de benefícios complementadores disponíveis, como vale-alimentação, plano de saúde e auxílio home office. O melhor pacote de benefícios depende do perfil da equipe e da cultura organizacional, entre outras coisas. Portanto, cada caso é um caso.

Uma das melhores práticas para gestão de benefícios é investir em tecnologias. A adoção de cartões de benefícios, além de softwares gerenciais e aplicativos mobile, pode facilitar o uso e o monitoramento, assim como o controle pelos profissionais de RH.

Pronto, agora você está por dentro do assunto! Lembre-se de que o senso de pertencimento é algo crucial e pode agregar muitas vantagens à empresa. Seu desenvolvimento depende de boas práticas de trabalho, como investimentos em aculturamento e integração dos times de trabalho. A melhor gestão de benefícios corporativos também pode ajudar bastante.

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