O que é preciso observar para avaliar seu controle de frota?

Sem Parar Empresas: O que é preciso observar para avaliar seu controle de frota?

Em função da alta competitividade que o mercado vem oferecendo nos seus mais variados segmentos, sobretudo nos últimos tempos, muitos empreendedores e gestores estão buscando novas formas de economizar em seus orçamentos empresariais. Por isso, preparamos este post mostrando o que é preciso observar para avaliar seu controle de frota.

O lado bom disso é que, por meio de algumas atitudes simples e mudanças pontuais, é perfeitamente viável reduzir despesas, com uma melhor compreensão da operação, maximizando a disponibilidade dos veículos e evitando multas e despesas desnecessárias. Continue lendo o conteúdo e descubra como fazer isso de forma eficiente e assertiva!

Conheça detalhadamente a sua frota

O primeiro passo para avaliar seu controle de frota consiste em conhecê-la muito bem. Embora isso possa parecer uma dica bastante óbvia, o fato é que muitos detalhes que passam despercebidos podem fazer uma tremenda diferença. Uma boa ideia para isso é fazer um inventário, no qual devem ser incluídos carros, caminhões, motos e qualquer outro veículo.

Anote modelos, marcas, anos de fabricação, placa, vencimento dos documentos, quilometragens e datas da última revisão. Com isso, você pode fazer um plano de manutenção preventiva, que ajudará a trazer melhor previsibilidade para o orçamento, planejando a troca de peças e ajustes antes de sofrer com qualquer problema ou imprevisto.

Faça um rígido controle de custos

A gestão adequada de frotas envolve um controle rígido de custos, uma vez que tal setor é parte importante das despesas de praticamente qualquer empresa. Você pode estipular alguns indicadores de acordo com a sua própria realidade, como o gasto por quilômetro percorrido, por veículo de acordo com o mês e assim por diante.

O mais importante é saber que existem valores fixos e variáveis, sendo que ambos pesam no seu bolso. Os fixos incluem seguro, pagamento de IPVA e DPVAT, encargos com os motoristas e os licenciamentos anuais. Já os custos variáveis são a troca de pneus, manutenção, combustíveis, pedágios, multas, horas extras e assim por diante.

Aposte no treinamento dos motoristas

Por fim, não dá para avaliar seu controle de frota se você não conhecer muito bem os funcionários que mais se relacionarão com seus veículos: os motoristas! Não há estratégia que funcione sem o auxílio deles, inclusive pensando em termos de acompanhamento do consumo de combustível, cujos preços estão em patamares elevados em todo o mundo.

Para isso, você pode oferecer orientações constantes e fazer reuniões periódicas, cobrando metas e mostrando resultados. No entanto, para o melhor controle do modo de condução, o mais recomendável é oferecer treinamentos específicos, sobretudo relacionados à direção defensiva e ao uso de sistemas de gestão. 

Agora você já sabe o que é preciso observar para avaliar seu controle de frota. Por meio dessas atitudes, você pode melhorar muito os seus resultados e conseguir uma folga no orçamento ao final do mês, ganhando fôlego para investir!

Gostou de aprender o que é preciso observar para avaliar seu controle de frota? Quer melhorar a gestão dos seus veículos? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios