3 dicas para diminuir gastos com pedágio nas viagens a trabalho

post_thumbnail-c3a25d473917f5e88d59c30e7be8d5ed-1110x508

Um dos principais desafios para quem trabalha viajando é otimizar os custos com a viagem e garantir segurança na estrada. Nesse sentido, um dos pontos que merecem atenção dos viajantes autônomos está relacionado aos gastos com pedágio.

De acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), hoje o país conta com 24 concessões, correspondendo a mais de 13 mil quilômetros e mais de 100 pedágios. Agora, há uma nova rodada de concessões acontecendo, e a projeção é que mais 24 trechos sejam privatizados.

Assim, podemos esperar um aumento de gastos com pedágio nas viagens a trabalho. Além disso, vale destacar que o valor pago varia de trecho para trecho e conforme o porte do veículo. Para ajudar você a gerenciar melhor essa despesa, listamos três dicas essenciais. Então, continue a leitura!

1. Faça a roteirização da viagem

O primeiro passo para reduzir gastos com pedágios, e com combustível, é roteirizar a viagem. Assim, é possível encontrar rotas alternativas sem pedágio. É interessante conferir as possibilidades de rota e de rodovias, bem como avaliar quantos pedágios existem da origem até o destino da sua viagem.

No entanto, quando se trata de gestão de custos, é preciso olhar além do que parece óbvio. Isso porque uma rota mal escolhida, por exemplo, pode tirar o gasto com pedágio, mas aumentar o custo com combustível, tempo de viagem, manutenções não programadas etc.

Então, na hora de fazer a roteirização, confira a extensão da via e a qualidade da estrada. Esses critérios são essenciais para uma gestão de custos inteligente.

2. Utilize tags para pedágios

Uma maneira eficaz de diminuir custos com pedágio é usando as tags para passagem automatizada em pedágios. Há uma redução de custo quando pensamos em tempo, mas também uma melhoria no controle e na gestão dos gastos com pedágio.

Ser um profissional autônomo traz muitos desafios, e um deles é a gestão financeira. Com a tag, você controla as despesas referentes a pedágios com maior precisão. Isso é possível porque o custo fica centralizado à conta bancária relacionada à tag, e não a dinheiro em espécie.

Esse é um aspecto interessante para quem é autônomo e trabalha viajando. Outro ponto relevante é como a tag ajuda a tornar as viagens mais rápidas. Afinal, dirigir por muito tempo pode ser cansativo, e usar as tags agiliza a passagem pelos pedágios. Um dos motivos é que você não enfrenta filas na estrada.

3. Atue com “caronas”

Uma forma de reduzir os gastos com pedágio, e com toda a viagem, é oferecer “caronas” cobrando um valor como ajuda de custo. Isso é interessante porque tende a sair mais barato tanto para quem busca o transporte como para quem oferece essa alternativa.

Nesse sentido, vale ressaltar a importância de você garantir a sua segurança. Não saia oferecendo carona como se fosse um “serviço” para qualquer pessoa. Opte sempre por levar com você pessoas conhecidas e da sua confiança.

Bem, essas foram as nossas dicas para reduzir gastos com pedágio nas viagens a trabalho pelo Brasil. Lembre-se de que, para potencializar a gestão das suas viagens, é fundamental contar com as parcerias certas. Portanto, redobre a atenção nesse aspecto, combinado?

Se você gostou deste artigo, siga a gente no LinkedIn e se inscreva na nossa newsletter. Até a próxima!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios