Quantas toneladas um caminhão carrega? Entenda por categoria

Sem Parar Empresas: pátio de frota de veículos pesados que aguentam grande limite de carga

Regularidade, eficiência e segurança. Da forma como percebemos, essa é a fórmula ideal para que uma operação logística seja transparente e produtiva, sem problemas com a fiscalização nas jornadas. Sendo assim, aproveitamos o momento para falar sobre o limite de carga.

Saber quantas toneladas um caminhão carrega, dentro da sua categoria, é um assunto fundamental para quem trabalha no setor, uma vez que tais limites estão diretamente ligados à segurança das operações de transporte. Portanto, não perca tempo e venha descobrir mais sobre o tema!

 

A legislação sobre o limite de quantas toneladas um caminhão carrega

No Brasil, a tabela de limite de carga sobre quantas toneladas um caminhão carrega é determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). A primeira menção legal sobre isso surgiu ainda em 1985, por meio da Lei nº 7.408.

Com o tempo, as noções sociais sobre a segurança no trânsito avançaram, assim os números foram atualizados. Atualmente, a mais nova tabela segue as orientações da Resolução nº 882/2021, que estabelece tanto os limites máximos como a porcentagem excessiva tolerada para cada tipo de caminhão.

O principal objetivo desses limites é agir como um instrumento de regularização do trânsito brasileiro. Sem isso, a transportadora de encomendas não contaria com um parâmetro seguro para decidir a configuração de suas cargas.

 

Quantas toneladas um caminhão carrega de acordo com sua categoria? 

Agora, chega o momento de conhecer as principais categorias de veículos e o limite de carga imposto pelo CONTRAN para cada uma. Veja!

  • Veículo Urbano de Carga: os VUCs podem ter até 6,3 metros de comprimento e comportar o máximo de 3 toneladas de carga.

  • Toco ou caminhão semipesado: com apenas um eixo, esses modelos podem ter até 14 metros de comprimento, transportando 6 toneladas de cargas, assim, obtendo o máximo de 16 toneladas de peso bruto.

  • Truck ou caminhão pesado: com eixo duplo, esses veículos também podem alcançar 14 metros de comprimento e são autorizados a levar até 14 toneladas de carga, totalizando 23 toneladas de peso bruto.

  • Carreta de dois eixos: com dois eixos, as carretas podem alcançar 18 metros de comprimento e transitar com 33 toneladas de peso bruto.

  • Carreta de três eixos: com três eixos, esses chegam a 18 metros de comprimento e podem totalizar 41,5 toneladas de peso bruto.

  • Carreta de cavalo trucado: com dois eixos, ela alcança até 18 metros de comprimento e consegue ter 45 toneladas de peso bruto.

  • Bitrem ou treminhão: com nove eixos, essas carretas podem rodar com até 57 toneladas de peso bruto.

Como pode notar, os limites de carga fracionada variam proporcionalmente ao número de eixos apresentado pelos diferentes tipos de caminhão. No fim das contas, o importante é que esses limites sejam respeitados e, quando excedidos, que seja dentro da porcentagem tolerada de 7,5%.

 

Como o peso da carga influencia no valor do frete? 

Cargas mais volumosas e pesadas exigem mais espaço no veículo e maior consumo de combustível de caminhão, o que inevitavelmente eleva os custos operacionais e, consequentemente, o valor do frete. Além disso, o desgaste dos veículos também aumenta com cargas mais pesadas, impactando no preço final do transporte.

O volume cúbico determina o espaço que a mercadoria ocupa em relação ao seu peso. Para calcular, é utilizada a fórmula V = C × L × A, em que V é o volume em metros cúbicos da carga, C é seu comprimento, L é sua largura e A é sua altura. Este cálculo, além de ajudar na definição do preço do frete, deve estar alinhado ao limite de peso que o caminhão suporta, a fim de que a operação esteja em conformidade legal e segurança. 

💡 Confira nosso guia para contratações assertivas de TAC caminhoneiro.


Fique de olho em quantas toneladas um caminhão aguenta!

Os limites de carga existem justamente por considerar as condições ideais de rodagem para as estradas brasileiras. Ou seja, negligenciá-los não é apenas transgredir a lei e prejudicar a operação com multas e penalidades, mas, principalmente, colocar em risco a vida dos seus motoristas e das demais pessoas.

Por isso, seja para frota interna, gestão de frete terceirizado ou administração do seu próprio caminhão, mantenha-se em dia sobre as informações mais relevantes no universo da logística e aplique as melhores práticas na sua empresa!

Destaques

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ
Sem Parar Empresas: chave sendo entregue ao comprador que fará a transferência de veículos para seu CNPJ
1 - Novembro - 2023

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ

Empresas que possuem seus próprios veículos para operações externas precisam estar atentas à regularização dos automóveis. Afinal, eles são …

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios