Entenda o limite de carga para cada tipo de caminhão

Sem Parar Empresas: pátio de frota de veículos pesados que aguentam grande limite de carga

Regularidade, eficiência e segurança. Da forma como percebemos, essa é a fórmula ideal para que uma operação logística seja transparente e produtiva, sem problemas com a fiscalização antes ou durante as jornadas. Sendo assim, aproveitamos o momento para falar sobre o limite de carga.

Como notará neste artigo, esse é um assunto fundamental para quem trabalha no setor, uma vez que tais limites estão diretamente ligados à segurança das operações de transporte. Portanto, não perca tempo e venha descobrir mais sobre o tema!

 

A legislação sobre o limite de carga

Antes de qualquer coisa, é muito importante conhecer as leis que determinam esses limites. No Brasil, a tabela é determinada pelo CONTRAN, o Conselho Nacional de Trânsito. A primeira menção legal sobre isso surgiu ainda em 1985, por meio da Lei 7.408/1985.

Com o tempo, as noções sociais sobre a segurança no trânsito avançaram, assim os números foram atualizados. Atualmente, a mais nova tabela segue as orientações da Resolução 12/1998, que estabelece tanto os limites máximos como a porcentagem excessiva tolerada para cada tipo de caminhão.

 

A importância dessas regras

Já em um segundo momento, devemos destacar o papel de tais regras. O maior objetivo desses limites é agir como um instrumento de regularização do trânsito brasileiro. Sem isso, as transportadoras não contariam com um parâmetro seguro para decidir a configuração de suas cargas.

Afinal, os limites existem justamente por considerar as condições ideais de rodagem para as estradas brasileiras. Ou seja, negligenciá-los não é apenas transgredir a lei e prejudicar a operação com multas e penalidades, mas, principalmente, colocar em risco a vida dos seus motoristas e das demais pessoas.

 

Os diferentes limites para cada tipo de caminhão

Agora, chega o momento de conhecer esses valores. Trabalhando com o transporte de carga, é possível que você já esteja familiarizado com tais números. No entanto, é sempre importante se manter atualizado. Veja!

 

Veículo Urbano de Carga

Os VUCs podem ter até 6,3 metros de comprimento e comportar o máximo de 3 toneladas de carga.

 

Toco ou caminhão semipesado

Com apenas um eixo, esses modelos podem ter até 14 metros de comprimento, transportando 6 toneladas de cargas, assim, obtendo o máximo de 16 toneladas de peso bruto.

 

Truck ou caminhão pesado

Com eixo duplo, esses veículos também podem alcançar 14 metros de comprimento e são autorizados a levar até 14 toneladas de carga, totalizando 23 toneladas de peso bruto.

 

Carreta de dois eixos

Com dois eixos, tais carretas podem alcançar 18 metros de comprimento e transitar com 33 toneladas de peso bruto.

 

Carreta de três eixos

Com três eixos, esses chegam a 18 metros de comprimento e podem totalizar 41,5 toneladas de peso bruto.

 

Carreta de cavalo trucado

Com dois eixos, ela alcança até 18 metros de comprimento e consegue ter 45 toneladas de peso bruto.

 

Bitrem ou treminhão

Com nove eixos, essas carretas podem rodar com até 57 toneladas de peso bruto.

Como pode notar, os limites de carga fracionada variam proporcionalmente ao número de eixos apresentado pelos diferentes tipos de caminhão. No fim das contas, o importante é que esses limites sejam respeitados e, quando excedidos, que seja dentro da porcentagem tolerada de 7,5%.

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