Quando se trata do gerenciamento de uma frota de veículos, é fundamental manter a operação regularizada. Isso inclui a emissão de documentos exigidos no transporte de cargas - o que, muitas vezes, pode ser visto como um processo repetitivo e demorado.
A nota fiscal é um dos registros necessários para garantir conformidade na operação, pois atesta a origem e o destino da carga, além de fornecer informações sobre os produtos transportados. Sua emissão é fundamental para evitar problemas legais. Mas a boa notícia é que é possível lançá-la de forma prática no Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), evitando transtornos!
Aprofundando-se no TMS
O Sistema de Gerenciamento de Transporte, ou TMS, é uma plataforma valiosa para empresas de transporte. Ele oferece uma série de recursos que simplificam o gerenciamento de frotas e de viagens.
Dentre as principais possibilidades oferecidas pelo TMS, destacam-se a centralização de dados sobre todos os veículos da frota, trazendo informações como últimas manutenções, estado dos pneus etc. Além disso, o sistema permite o controle de viagens, bem como análise de rotas para selecionar a mais vantajosa.
Ter um TMS eficaz ajuda a otimizar a gestão de sua frota, economizar tempo e dinheiro, além de aprimorar a eficiência operacional. Com o sistema, é possível ter uma visão ampla de todas as operações de forma prática na tela do computador, o que facilita a tomada de decisões.
Como lançar notas fiscais no sistema TMS
Vale lembrar que será a nota fiscal eletrônica que será emitida pelo sistema. Ou seja, é o documento digital autenticado, não uma cópia ou digitalização do impresso.
Sabendo disso, é importante ressaltar que cada sistema TMS possui seus comandos próprios. Mas, de maneira geral, o passo a passo segue uma ordem lógica, que é:
- Acesso ao sistema: faça login no seu TMS e acesse a seção de gerenciamento de documentos;
- Seleção de qual documento será lançado: escolha a opção de "Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
- Preencha os dados: insira ou puxe os dados do serviço, caso eles já estejam cadastrados no TMS. São informações como o número da NF-e, a data de emissão, o valor total da nota e outros dados relevantes;
- Salve e registre: certifique-se de salvar as informações corretamente e registrar a nota fiscal no sistema.
Feito isso, o sistema TMS será capaz de gerar automaticamente a NF-e, de acordo com as informações previamente registradas. Outra possibilidade do software é arquivar as NF-e de serviços contratados, em caso de acionamento de motoristas autônomos na gestão de frete terceirizado.
Por que lançar notas fiscais no sistema TMS?
Lançar suas notas fiscais no TMS oferece uma série de vantagens. O sistema permite automatizar o preenchimento de dados, o que economiza tempo e minimiza possíveis erros manuais. Além disso, manter seus documentos fiscais organizados e seguros na plataforma facilita o acesso a eles quando necessário, seja para fins de fiscalização ou controle interno.
Fazer o lançamento das notas fiscais no sistema TMS também ajuda a garantir que sua empresa esteja em conformidade com as regulamentações, uma vez que o documento é um dos mais importantes no transporte de cargas. Vale ressaltar que esse processo é totalmente legalizado e tem como principal objetivo simplificar a rotina dos gestores, sem abrir mão de que as exigências burocráticas sejam cumpridas.
💡Fique por dentro: guia para Embarcadoras e Autônomos para contratação TAC Caminhoneiro.
Aprimore seus processos com tecnologia!
Modernizar os processos de gestão de transporte é uma estratégia fundamental para se manter competitivo no mercado. Além de usar um TMS para otimizar o gerenciamento de sua frota, você também pode explorar outras soluções que auxiliam em suas tarefas, como sistemas de rastreamento de veículos, aplicativos de gestão eletrônica de frete e plataformas de comunicação com motoristas autônomos.
Por isso, mantenha-se atualizado com as soluções tecnológicas disponíveis para aprimorar seus processos de gestão de transporte, conhecendo e explorando ferramentas que podem transformar a forma como você administra sua operação!