A gestão de frotas é um grande desafio para a maioria dos empresários e gestores, especialmente em um país como o Brasil, de dimensões continentais, com complexas condições da estrada e diversas oscilações nos preços cobrados pelos combustíveis. Por isso, aprender o que é controle de quilometragem pode ser muito importante.
Trata-se de uma estratégia inteligente e que pode ser extremamente útil para fechar o fluxo de caixa no verde no final do mês, possibilitando que se mantenha a conservação dos veículos em dia e permitindo um planejamento mais efetivo nos prazos de manutenção. Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!
O que é o controle de quilometragem?
O controle de quilometragem, como o próprio nome já diz, consiste na observação atenta de quanto cada veículo da frota está rodando, como uma maneira de ter mais noção de quais itens estão gastos, quais estão precisando de reparos e quando chegou a hora da manutenção, além de permitir um melhor controle do consumo de combustível.
Na prática, é uma ação voltada para manter boas condições de todos os sistemas, com revisões preventivas em dia. Isso ajuda a evitar problemas maiores, que poderiam culminar em prejuízos e até paradas na operação. Ao realizar o controle de quilometragem, portanto, os resultados aparecem na redução de custos e em foco na alta qualidade.
Quais são os benefícios do controle de quilometragem na gestão de frotas?
O controle de quilometragem na gestão de frotas traz diversos benefícios. Com ele, é muito mais fácil, por exemplo, agendar as visitas ao mecânico e as manutenções preventivas, uma vez que o fabricante do veículo já indica quando determinadas peças precisam ser trocadas ou reparadas, seja por tempo, seja por quilometro rodado.
Além disso, como você conhece as rotas que precisam ser feitas, é possível se antecipar e preparar a frota para grandes viagens ou trajetos mais desafiadores. Também é uma forma de fazer ajustes e promover treinamentos para os seus motoristas, incentivando uma direção econômica e a adoção de medidas defensivas na estrada.
Quais são as checagens práticas para o controle de quilometragem?
Logicamente, existem maneiras diferentes de fazer o controle de quilometragem na sua frota. A mais simples se dá pela checagem do hodômetro, aquele instrumento que serve para medir as distâncias percorridas. Vale ressaltar que, para quem comprou veículos usados, vale à pena passar em uma oficina de confiança para checar se o equipamento não foi adulterado.
No entanto, fazer isso manualmente pode predispor a falhas e erros, já que a inserção de dados depende do funcionário responsável por isso. Sendo assim, a outra opção mais eficiente se dá com a ajuda de um sistema de monitoramento e gestão de frotas, que pode captar as informações em tempo real e manter tudo devidamente registrado em relatórios online.
Como você pôde ver, o controle de quilometragem é muito importante e pode ser um poderoso aliado para a melhor gestão da sua frota.
Gostou de aprender o que é o controle de quilometragem? Quer contar com a melhor solução para a sua frota? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!