DTe: entenda o que é e como funciona!

Sem Parar: DTe: entenda o que é e como funciona!

Os órgãos fiscalizadores e o poder público precisam estar em constante evolução, na busca por alternativas que possam oferecer mais praticidade para a sociedade e estejam em melhor sintonia com as tecnologias disponíveis no mercado de hoje. Pensando nisso, preparamos um post falando sobre o DTe, mostrando o que é e como funciona.

A sigla quer dizer Documento Eletrônico de Transporte, um recurso muito interessante para facilitar a vida do caminhoneiro e reduzir a burocracia de empresas sediadas no ramo de logística, fazendo parte de uma série de medidas recentes que estão aprimorando a movimentação de cargas no Brasil. Continue lendo e aprenda mais sobre o tema!

O que é o DTe?

O Documento Eletrônico de Transporte tem a função de reunir uma série de documentações relevantes para o segmento, incluindo DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica), DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico), CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), entre outras. A iniciativa surgiu por uma medida provisória proposta pelo Governo Federal, implementada no programa Gigantes do Asfalto.

Na prática, o DTe é um dispositivo eletrônico, que visa minimizar o longo tempo de espera durante as fiscalizações nas rodovias, usando a tecnologia com o objetivo de reduzir as burocracias, evitar longas filas e otimizar todo o processo de vigilância em nossas pistas, facilitando a atividade logística, que é fundamental para a economia brasileira.

Como o DTe vai funcionar?

O caminhoneiro ou transportadora poderá emitir o DTe por um aplicativo próprio ou pelo sistema TMS, integrando profissionais autônomos, empresas, embarcadores e clientes. Todas as informações ficarão disponíveis de modo digital, permitindo o acompanhamento e controle em tempo real, sem dificuldades e nenhuma burocracia.

Para agilizar a conferência dos documentos, será acoplado um chip ao caminhão, fazendo com que os motoristas sequer tenham que parar o veículo para as fiscalizações, pois elas serão feitas automaticamente. A expectativa do Governo Federal é que a fase de testes termine e o DTe passe a ser obrigatório a partir do primeiro semestre de 2022.

Quais as vantagens do DTe?

Uma das principais vantagens do DTe é conseguir reunir uma série de documentos essenciais para o segmento de transportes e logística no Brasil. Entre eles, estão o DANFE, DAMDFE, DACTE e muito mais.

Outro benefício importante é que, uma vez que o DTe é totalmente digital, isso elimina o uso de papel e promove uma redução de custos, em sintonia com as demandas atuais de sustentabilidade. Há uma clara diminuição na burocracia e aumento da agilidade, facilitando o dia a dia de profissionais e empresas do ramo.

Como você pôde ver, o DTe é um caminho que promete melhorar bastante o dia a dia no setor logístico e deve facilitar a rotina dos profissionais e empresas que atuam em um segmento que ajuda muito na movimentação e fomento da economia do país.

Gostou de aprender o que é DTe e como funciona? Ainda ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Então, não deixe de fazer um comentário aqui no post!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios