A maioria das empresas de transporte deseja um diferencial competitivo, e isso vai muito além de um produto ou serviço. Esse diferencial busca melhorar a realização dos processos internos. Por isso, o EDI transporte surgiu para otimizar a troca de grandes volumes de documentos entre as instituições.
Ele permite o compartilhamento e a troca de dados estruturados entre os sistemas. Com isso, a troca de informações entre a empresa transportadora e os clientes se torna mais ágil e eficiente. Continue a leitura e saiba mais a respeito da utilização do EDI transporte de cargas!
O que é e para que serve o EDI?
EDI consiste na sigla para Electronic Data Interchange, que pode ser traduzida para Intercâmbio Eletrônico de Dados. É uma ferramenta tecnológica com a finalidade de melhorar a comunicação, de maneira padronizada, entre os diferentes sistemas da empresa, deixando os setores integrados.
O EDI serve para facilitar a comunicação entre todos os envolvidos no transporte de cargas de uma instituição de logística. Tal recurso possibilita ter mais eficiência e agilidade, visto que as etapas são realizadas de maneira automatizada, evitando possíveis falhas humanas.
Como implantar o EDI?
Para implementar o EDI transporte na sua empresa, é necessário estabelecer um fluxo de dados anteriormente, ou seja, é preciso saber quais dados serão trocados e quais poderão ser enviados. Em seguida, é fundamental desenvolver um padrão para os arquivos e outro para o compartilhamento.
É indispensável ainda que seja determinado o tempo em que os dados serão enviados. Após definir tais pontos:
- os sistemas devem ser escolhidos e configurados;
- os colaboradores têm de ser capacitados;
- os testes precisam ser realizados para certificar a eficiência.
Como utilizar o EDI no transporte de cargas?
O gestor pode usar o EDI no transporte de cargas da sua empresa para retirar notas fiscais, ocorrências de entrega, conhecimento de transporte, pré-faturas de transporte, conhecimento de transporte, entre outros documentos. Essa ferramenta pode ser empregada por clientes, fornecedores e operadores logísticos.
Quais os benefícios de usar o EDI no transporte?
A utilização do EDI ocasiona diversas vantagens para a transportadora, como a diminuição de falhas e retrabalhos, visto que os funcionários não precisam digitar os dados referentes às cargas.
Tal recurso ainda gera mais agilidade nos processos, pois os documentos já estão prontos, no formato correto, isso facilita a elaboração do romaneio de cargas. Além de diminuir custos com impressão e possíveis erros dos colaboradores. Desse modo, o empreendedor consegue investir em outras áreas da companhia.
Portanto, o EDI transporte ajuda todos os envolvidos no processo, já que ele promove a troca de informações e visa deixar os processos mais automatizados. Hoje em dia, é primordial buscar algo capaz de oferecer uma boa qualidade nos serviços oferecidos, uma vez que a concorrência está cada vez mais acirrada. E para se tornar mais competitivo, é imprescindível garantir um serviço de qualidade.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro desse e de outros assuntos importantes, estamos no Facebook e no Linkedin! Para não perder outros conteúdos afins, você também pode assinar nossa newsletter.