Conheça a solução de pagamento eletrônico de frete Sem Parar Empresas

Homem encostado em caminhão branco, mexendo no celular para explorar o pagamento eletrônico de frete da Sem Parar Empresas

No processo de contratação de caminhoneiros autônomos, existem diversas regras que não podem ser deixadas de lado. Um dos pontos mais importantes é o pagamento pelo serviço, que deve ser realizado de acordo com as legislações vigentes.

Para evitar problemas, utilizar a solução de pagamento eletrônico de frete da Sem Parar Empresas te ajuda na praticidade e conformidade legal. Vamos entender como ela funciona?

 

Entendendo o pagamento de frete

Quando uma embarcadora contrata um transportador autônomo de carga (TAC), ela precisa estar atenta ao pagamento, pois não são todos os meios que são permitidos. Prova disso é a extinta carta frete, que era comum até pouco tempo atrás, mas foi proibida devido às brechas para fraudes e condições de trabalho pouco justas. 

Atualmente, existem formas regulamentadas para poder fazer o pagamento aos caminhoneiros contratados com comodidade e segurança: o depósito bancário e o pagamento eletrônico de frete. 

O depósito bancário é simples: você faz uma transferência direta para a conta do motorista, garantindo que a transação seja feita de forma transparente e segura. Já o pagamento eletrônico traz ainda mais praticidade. Ele é feito em plataformas homologadas que funcionam como um banco digital específico para as transações de contratos com TACs. 

 

Como funciona o pagamento eletrônico de frete?

O sistema de pagamento eletrônico de frete (PEF) é um verdadeiro aliado aos contratantes e contratados. Ele é uma forma moderna e segura de garantir que os caminhoneiros autônomos recebam pelo seu trabalho. 

Funciona assim: a embarcadora contrata o mediador de pagamento eletrônico de frete mais coerente à sua realidade, desde que ele seja regulado pela ANTT. Feito isso, basta baixar o software em que acontecerá as transações, preencher seus dados e orientar o caminhoneiro a fazer o mesmo, para que possa receber a transferência. 

Para o contratante, o pagamento eletrônico de frete traz uma série de vantagens. Primeiro, é mais seguro, já que elimina os riscos de fraudes e problemas comuns na antiga prática da carta frete. Além disso, é mais transparente, permitindo um controle mais eficiente dos gastos e uma gestão financeira mais precisa. E tem mais: agiliza todo o processo, garantindo que os caminhoneiros recebam o que é devido de forma rápida e sem burocracias.

Existem também vários pontos positivos para os transportadores autônomos. Eles recebem o valor de forma imediata e podem contar com a segurança de um sistema homologado, o que garante que tudo esteja dentro das normas e regulamentos estabelecidos. Além disso, facilita o acesso ao dinheiro, já que é possível sacar o pagamento do frete sem complicações.

 

A solução de pagamento eletrônico de frete da Sem Parar Empresas

A plataforma de gestão de frete da Sem Parar Empresas, que é homologada pela ANTT, vai além do pagamento eletrônico. A solução tem funcionalidades incríveis que vão facilitar muito a sua vida e a dos caminhoneiros autônomos. Vamos ver o que essa ferramenta oferece:

  • Adiantamento do frete e quitação com agenda financeira programada: com essa funcionalidade, embarcadoras conseguem adiantar uma parte do valor do frete para o motorista e programar a quitação do restante de acordo com a sua agenda financeira, garantindo mais controle ao contratante e segurança ao TAC.

  • Crédito de valores para abastecimento e outras despesas: não quer deixar o caminhoneiro na mão? Com essa opção, você disponibiliza créditos para que ele possa abastecer o veículo e cobrir outras despesas durante a viagem.

  • Cálculo de impostos e descontos: não é novidade que toda prestação de serviços tem seus tributos. A plataforma faz o cálculo automático dos impostos e descontos, garantindo que tudo esteja dentro da lei.

  • Contratação de TAC agregado de acordo com a Lei: o TAC independente recebe por serviços à parte. Mas o TAC agregado pode gerar dúvidas quanto aos processos, uma vez que seu contrato é mais longo. No entanto, a regra é a mesma: seu pagamento deve ser realizado pelos meios homologados, e a gestão de frete Sem Parar Empresas te garante conformidade legal.

  • Relatórios gerenciais e acompanhamento das operações: mais que uma plataforma de pagamentos, a solução da Sem Parar Empresas disponibiliza relatórios completos às embarcadoras sobre todo o processo, garantindo mais controle aos gestores. 

  • Geração de CIOT: a plataforma gera automaticamente o CIOT, um documento que registra a operação de transporte de carga autônoma. Isso garante que você esteja em conformidade com as normas estabelecidas pela ANTT.

  • Integração com vale-pedágio, ERP e TMS: esses três sistemas são indispensáveis na rotina das transportadoras. Com a integração, os dados se conversam, permitindo centralizar a visualização de resultados e otimizar a administração de contratos. 

Além disso, para os contratados, a plataforma funciona como uma carteira digital para caminhoneiros. Nela, eles conseguem receber os pagamentos, controlar os créditos disponíveis e até mesmo acessar informações sobre as viagens realizadas. Todos saem ganhando! 

💡 Confira o guia completo para contratação de TAC Caminhoneiro

 

Ganhe praticidade com o pagamento eletrônico de frete!

A tecnologia torna a contratação de caminhoneiros autônomos mais fácil e segura do que nunca, garantindo que seu negócio esteja em dia com as leis, além de ter mais transparência em cada etapa do processo. Com a Sem Parar Empresas, você vai além do simples pagamento eletrônico de frete, contando com funcionalidades avançadas que facilitam o gerenciamento de toda a operação de terceirização. 

Desde o adiantamento do frete até a geração de relatórios gerenciais, nossa plataforma oferece todas as ferramentas necessárias para otimizar sua logística. Conheça mais e descubra como podemos transformar sua gestão de frete!

 

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios