Tudo sobre o vale-pedágio Sem Parar para embarcadoras

Praça de cobrança de rodovia à noite com carros e alguns caminhões passando na cabine de pagamento eletrônico, pois utilizam o vale-pedágio Sem Parar Empresas

Economia, flexibilidade e velocidade nas entregas. Esses são apenas alguns dos benefícios para as embarcadoras ao contratar caminhoneiros autônomos para garantir suas operações.

Motivos para contar com essa parceria não faltam, mas é também preciso estar atento às leis, como no caso do pagamento do pedágio. Para isso, não tem segredo: é necessário utilizar um meio homologado, que deve ser eletrônico, como é o caso da tag. Sabendo disso, será que é possível solicitar o vale-pedágio Sem Parar Empresas em conformidade com as exigências da ANTT?

 

Entendendo o vale-pedágio segundo a ANTT 

Segundo a Lei nº 10.209/2001, em todos os casos de contratação de transportadores autônomos de cargas (TAC), os custos com pedágio ficam sob a responsabilidade da embarcadora. A disponibilização desse valor deve ser realizada de forma antecipada e o pagamento precisa ser efetuado por meio de uma solução homologada - ou seja, dinheiro em espécie, por exemplo, não é reconhecido e pode gerar multa!

Com a Resolução 6.024/2023 da ANTT, ficou estabelecido que o vale-pedágio só pode ser pago por meios digitais. Isso significa que cartões e outros meios físicos estão descontinuados, e apenas transações eletrônicas são permitidas, garantindo muito mais agilidade e segurança na operação. E é aí que a tag Sem Parar Empresas pode fazer a diferença tanto para o caminhoneiro, quanto para a embarcadora! 

 

A tag do vale-pedágio Sem Parar

A tag pedágio como meio de pagamento de pedágio para caminhoneiro facilita - e muito - o processo. Essa ferramenta nada mais é que um dispositivo eletrônico instalado no veículo que libera a passagem automática pelas praças de pedágio sem a necessidade de parar na cancela.

Quando o caminhoneiro já possui a tag instalada em seu veículo, o processo se torna ainda mais simples: a embarcadora contrata o vale-pedágio com a Sem Parar Empresas e pode creditar o valor diretamente no dispositivo do caminhoneiro. Simples assim, sem acionar empresas terceiras e ainda garantindo conformidade legal.

Sem falar na realidade do transportador na estrada, afinal, o uso da tag pedágio representa um ganho de tempo, já que o caminhoneiro não precisa parar para pagar os pedágios, passando diretamente pelas barreiras. Essa agilidade resulta em maior produtividade e economia de combustível, uma vez que as paradas são reduzidas, evitando filas e possíveis atrasos. 

 

Por que escolher o vale-pedágio Sem Parar Empresas?

O Vale-Pedágio Sem Parar Empresas assegura a embarcadora de que ela está em conformidade legal, uma vez que o fornecedor é homologado pela ANTT, garantindo uma operação segura. Além disso, a praticidade em apenas acionar a necessidade do VPO e creditar o valor diretamente na tag do motorista permite acelerar o processo de contratação.

Nas estradas, a embarcadora tem a certeza de que o TAC terá passagem livre em todos os pedágios do Brasil, promovendo uma viagem muito mais rápida. Além disso, na plataforma Sem Parar Empresas, é possível traçar rotas otimizadas, prevendo os custos das praças para, assim, encontrar o melhor caminho. 

Por fim - e não menos importante - a tag Sem Parar Empresas é referência no segmento. Logo, as chances de que um caminhoneiro profissional já possua o dispositivo são altas. Por consequência, a embarcadora só precisa se preocupar em solicitar o vale-pedágio, deixando todo o processo devidamente regularizado. 

💡 Confira nosso material completo sobre o vale-pedágio!

 

Conte com praticidade!

No fim das contas, a tag de pedágio oferece benefícios importantes para as embarcadoras e também para os transportadores autônomos. Ela é perfeita para disponibilizar o VPO aos caminhoneiros que possuem o dispositivo instalado, permitindo passagem automática e facilitando o pagamento.  

A Sem Parar Empresas é a sua aliada para promover praticidade, economia de tempo e eficiência. Para saber mais sobre como é possível otimizar sua logística, não deixe de continuar se aprofundando nessas ferramentas que facilitam seu dia a dia! 

 

 

Destaques

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ
Sem Parar Empresas: chave sendo entregue ao comprador que fará a transferência de veículos para seu CNPJ
1 - Novembro - 2023

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ

Empresas que possuem seus próprios veículos para operações externas precisam estar atentas à regularização dos automóveis. Afinal, eles são …

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios