Mais do que o salário, uma boa condição de trabalho é determinante para o profissional decidir se vale a pena ou não trabalhar na empresa. Segundo pesquisa da Cia. de Talentos com 39 mil jovens, 70% deles procuram locais de trabalho que ofereçam uma cultura com a qual se identificam.
Diante de tamanha exigência, construir uma boa marca empregadora demanda disseminação de uma cultura que foque nas pessoas da companhia. Ou seja, não adianta apenas propagar uma imagem bonita; a empresa deve comprovar seu comprometimento para com cada funcionário, garantindo assim a atração e a retenção de talentos. Mas como fazer isso?
Uma marca empregadora forte vai além de uma imagem positiva externa. Ela é definida por uma cultura organizacional genuína que corresponde às expectativas criadas. Isso significa que a empresa precisa proporcionar um ambiente de trabalho que reflita os valores promovidos externamente, que devem ser humanizados e empáticos.
Uma boa marca empregadora é aquela que oferece um equilíbrio entre desafios profissionais, bem-estar dos funcionários e um ambiente de apoio. Dessa forma, a retenção de talentos é garantida, pois os colaboradores sentem que a realidade interna da empresa está alinhada com a imagem que ela projeta.
De acordo com a Infojobs, a reputação da marca empregadora da empresa é analisada por 70% dos talentos na hora de aceitar uma vaga.
Fato é que os profissionais são exigentes e buscam empresas que ofereçam mais do que apenas um bom salário. Nesse sentido, a construção de uma marca empregadora forte traz diversos benefícios:
Para construir uma marca empregadora sólida , é necessário adotar a chamada cultura people centric. Trata-se de um movimento em que as empresas colocam os funcionários no centro de suas ações, criando um ambiente de trabalho mais humano e acolhedor.
Para adotar um posicionamento centrado nas pessoas, há algumas práticas que as empresas podem implementar:
💡 Confira mais dicas para sua Gestão de Recursos Humanos!
A construção e manutenção de uma marca empregadora forte é essencial para atrair e reter talentos em um mercado cada vez mais competitivo. Focar nas necessidades e bem-estar dos colaboradores melhora a satisfação e fortalece a reputação da empresa.
Não se esqueça: o foco em boas práticas de centralização de ações nos colaboradores pode transformar sua empresa!