Como construir uma boa marca empregadora?

Sem Parar Empresas: cinco pessoas em escritório sorrindo e conversando sobre a construção de uma boa marca empregadora

Mais do que o salário, uma boa condição de trabalho é determinante para o profissional decidir se vale a pena ou não trabalhar na empresa. Segundo pesquisa da Cia. de Talentos com 39 mil jovens, 70% deles procuram locais de trabalho que ofereçam uma cultura com a qual se identificam.

Diante de tamanha exigência, construir uma boa marca empregadora demanda disseminação de uma cultura que foque nas pessoas da companhia. Ou seja, não adianta apenas propagar uma imagem bonita; a empresa deve comprovar seu comprometimento para com cada funcionário, garantindo assim a atração e a retenção de talentos. Mas como fazer isso?

 

O que significa ser uma marca empregadora forte?

Uma marca empregadora forte vai além de uma imagem positiva externa. Ela é definida por uma cultura organizacional genuína que corresponde às expectativas criadas. Isso significa que a empresa precisa proporcionar um ambiente de trabalho que reflita os valores promovidos externamente, que devem ser humanizados e empáticos. 

Uma boa marca empregadora é aquela que oferece um equilíbrio entre desafios profissionais, bem-estar dos funcionários e um ambiente de apoio. Dessa forma, a retenção de talentos é garantida, pois os colaboradores sentem que a realidade interna da empresa está alinhada com a imagem que ela projeta.

 

Impactos da construção de uma boa marca empregadora

De acordo com a Infojobs, a reputação da marca empregadora da empresa é analisada por 70% dos talentos na hora de aceitar uma vaga. 

Fato é que os profissionais são exigentes e buscam empresas que ofereçam mais do que apenas um bom salário. Nesse sentido, a construção de uma marca empregadora forte traz diversos benefícios:

  • Atração de talentos qualificados: quanto mais qualificações o candidato tiver, mais exigente ele será. Por isso, se a empresa garante condições de trabalho diferenciadas, há grandes chances que os talentos mais requisitados a escolham.

  • Retenção de colaboradores: funcionários satisfeitos e valorizados têm menos probabilidade de procurar outras oportunidades, diminuindo a taxa de rotatividade (o chamado turnover).

  • Aumento da produtividade: quando a cultura da empresa eleva o engajamento dos colaboradores, seus resultados tendem a melhorar em cerca de 22%, segundo dados da Gallup.

  • Melhoria da imagem corporativa: é como se fosse um marketing direcionado a profissionais. Quando a marca empregadora é consolidada, a reputação da empresa no mercado fica marcada positivamente, gerando o interesse de mais pessoas trabalharem lá. 

 

Como construir uma boa marca empregadora?

Para construir uma marca empregadora sólida , é necessário adotar a chamada cultura people centric. Trata-se de um movimento em que as empresas colocam os funcionários no centro de suas ações, criando um ambiente de trabalho mais humano e acolhedor. 

Para adotar um posicionamento centrado nas pessoas, há algumas práticas que as empresas podem implementar:

  1. Transparência comunicacional: quando os valores e objetivos da empresa ficam claros a todos, as expectativas ficam alinhadas.

  2. Oferta de benefícios corporativos: desde os mais básicos, como vale-refeição, até os mais esperados pelo quadro de funcionários. O importante é ouvir o que os colaboradores desejam e buscar soluções de qualidade.

  3. Investimento em capacitação: implementar um programa de desenvolvimento profissional, além de ser um grande atrativo, é uma estratégia para que os colaboradores sejam cada vez mais especializados nos assuntos da empresa.

  4. Valorização da diversidade e inclusão: quanto mais abertura, mais oportunidade de agregar novos olhares para o negócio, tornando o ambiente rico em cultura.

  5. Reconhecimento dos colaboradores: quando inovações são reconhecidas, os colaboradores se sentem mais motivados a se manterem criativos.

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Torne sua empresa atrativa!

A construção e manutenção de uma marca empregadora forte é essencial para atrair e reter talentos em um mercado cada vez mais competitivo. Focar nas necessidades e bem-estar dos colaboradores melhora a satisfação e fortalece a reputação da empresa. 

Não se esqueça: o foco em boas práticas de centralização de ações nos colaboradores pode transformar sua empresa!

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