O transporte coletivo é um dos mais utilizados pelas pessoas para chegar até o ambiente de trabalho. Uma pesquisa da Agência Nacional de Transporte Público (ANTP) revelou que os ônibus municipais e intermunicipais representam 24% das viagens feitas com passageiros. Já o metrô e o trem somam, nessa lista, 4% das viagens, principalmente por serem exclusivos de cidades maiores, que contam com mais de 1 milhão de habitantes).
Esses dados revelam a importância das empresas oferecerem auxílio para o uso do transporte público, pois além de ser um benefício exigido por lei, é uma forma de ajudar os colaboradores a ter acesso à opção de transporte que seja mais econômica em tempo e dinheiro. Para dar esse incentivo, os gestores podem estudar as rotas de transporte público dos colaboradores, tanto para auxiliá-los, quanto para estudo de custos da empresa.
Seja em pequenas ou grandes cidades, o transporte público auxilia na redução de tempo na rota para o trabalho e na economia de combustível, além de ajudar na preservação do meio ambiente. Os meios públicos mais utilizados são:
Ônibus: muito utilizados para o deslocamento municipal e intermunicipal, são também os meios mais comuns em cidades interioranas, que não contam com sistema de metrô e trens;
Metrô: essenciais em grandes centros urbanos, interligam diversos bairros, contando muitas vezes com apenas um ticket;
Trem: também vistos em grandes centros urbanos, costumam fazer viagens a cidades que ficam no entorno das metrópoles, transportando uma grande quantidade de profissionais.
São diversas as vantagens em adotar o transporte público para o colaborador, entre elas, a economia de tempo e valores é um destaque, já que, em muitas cidades os ônibus e metrôs tem circulação livre, fugindo de engarrafamentos e chegando ao destino com mais agilidade. Outro ponto fundamental é o incentivo às práticas mais conscientes, deixando o carro em casa e colaborando com menos impacto ao meio ambiente.
Existem diversas formas de incentivar a aderência ao transporte público, e o auxílio dos gestores para traçar rotas é uma delas. Isso faz com que o colaborador não tenha a necessidade de se desdobrar para encontrar a melhor opção, porque seus líderes já fizeram este trabalho. Há, também, a possibilidade da oferta dos cartões benefícios, que, além de serem uma exigência legal, proporcionam economia e praticidade no deslocamento dos membros da equipe.
💡 Confira nosso guia e fique por dentro dos detalhes sobre o Vale-Transporte.
Traçar rotas de transporte público e oferecer os cartões de benefícios essenciais para o deslocamento são duas ações que colaboram para a adesão do transporte coletivo pelos colaboradores da sua empresa.
Por isso, não deixe de conhecer mais sobre as opções existentes de auxílio transporte e descubra como sua empresa pode oferecer a melhor opção aos funcionários.