A sobrecarga emocional no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais preocupante. Segundo um levantamento da Capita, empresa de tecnologia para negócios, 79% dos profissionais entrevistados afirmaram ter sentido estresse desencadeado pelas suas atividades em um período de um ano.
Diante desse cenário, é fundamental que as empresas adotem medidas eficazes para equilibrar trabalho e saúde mental de forma com que a equipe se sinta acolhida e entusiasmada para produzir, mas sem se sentir sob pressão. Felizmente, existem boas práticas e benefícios corporativos que podem contribuir significativamente para alcançar esse objetivo.
Prazos curtos, cobranças excessivas, alta competitividade… são inúmeros os motivos que interferem na saúde mental dos colaboradores. O assédio moral, por exemplo, foi sofrido por 42% dos brasileiros. E a situação se torna ainda mais crítica com a seguinte pesquisa da Infojobs: 61% dos profissionais não estão felizes em suas ocupações. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) detectou que a ansiedade é responsável por 51% dos afastamentos por doenças mentais, seguida pela depressão, com 17%.
Essa realidade reflete não apenas as demandas excessivas no ambiente de trabalho, mas também a falta de ações voltadas para a promoção da saúde mental. Situações como sobrecarga, falta de reconhecimento, ambientes tóxicos e a ausência de suporte emocional são alguns dos principais motivos que contribuem para esse quadro.
O primeiro passo é investir em ações que permitam identificar precocemente problemas relacionados à saúde mental e oferecer apoio adequado aos colaboradores que estão passando por dificuldades. Dentre essas iniciativas, destacam-se:
Os benefícios corporativos desempenham um papel fundamental na promoção da saúde mental no trabalho. Além de contribuir para o bem-estar dos colaboradores, eles são uma forma de demonstrar o compromisso da empresa com a qualidade de vida das equipes.
Dentre os benefícios mais impactantes nesse sentido, destacam-se:
💡 Confira nosso guia para potencializar sua Gestão de benefícios.
Além de implementar iniciativas internas, como programas de prevenção e oferta de benefícios corporativos, é indispensável que os gestores estejam abertos ao diálogo e ao apoio aos colaboradores. O equilíbrio entre trabalho e saúde mental é uma responsabilidade compartilhada, em que líderes e equipe se unem em prol de um ambiente tranquilo.
Por isso, não deixe de buscar as melhores práticas de gestão humanizada. Com sabedoria e empatia, você garante o bem-estar e a produtividade de sua equipe.