Gestão de Benefícios

Tudo que o RH precisa saber sobre o vale-transporte digital

Escrito por Equipe Sem Parar Empresas | 23/10/2024

Um setor de Recursos Humanos que acompanha a modernização das empresas e dos processos precisa estar atento às transformações digitais. Isso se aplica, inclusive, aos benefícios mais tradicionais, como é o caso do vale-transporte.

Previsto em lei e obrigatório para os funcionários sob regime CLT, é comum que os colaboradores se questionem sobre a existência do vale-transporte digital. Afinal, esse modelo é permitido?

 

O que é o vale-transporte digital?

O vale-transporte CLT (VT) - aquele tradicional - já é bem conhecido. É um benefício concedido aos colaboradores para cobrir despesas com deslocamento entre casa e trabalho, utilizando transporte público. Ele é fornecido por meio de bilhetes ou cartões com crédito suficiente para todo o percurso, sendo descontado até 6% do salário do empregado.

Para oferecer o vale-transporte digital, a ideia é implementar uma solução via QR Code, dispensando cartões ou bilhetes. Com essa inovação, o colaborador e o RH desfrutam de muito mais praticidade, além de reduzir as chances de fraudes e diminuir as chances do usuário esquecer o cartão ou o bilhete na hora de utilizar o transporte público. 

 

Afinal, o vale-transporte digital é permitido?

A Lei do Vale-Transporte (Lei nº 7.418/85) obriga as empresas a fornecerem esse benefício para que os funcionários possam cobrir os custos de deslocamento utilizando meios como o trem, metrô ou ônibus. No vale, é disponibilizado o valor integral do trajeto no mês, que pode ser descontado em até 6% do salário do colaborador na folha de pagamento. 

Na modalidade digital, essa lei permanece aplicável, porém com mais praticidade. O vale-transporte digital fica disponível diretamente no celular do colaborador, através de QR Code e/ou aplicativo. Para utilizá-lo, basta aproximar o dispositivo ao leitor de pagamento do transporte público utilizado e o pagamento rapidamente será executado. Ao RH, a disponibilização de saldo segue a mesma, mas não há preocupação em reposição de bilhetes ou distribuição de cartão. 

Vale lembrar que, antes de disponibilizar o vale-transporte digital, o RH deve conferir se a região de atuação tem uma boa aceitabilidade do modelo, bem como se o perfil dos funcionários será adaptativo à novidade. O mais importante é disponibilizar uma solução abrangente e realmente útil aos colaboradores. 

 

Gestão do vale-transporte

A gestão do vale-transporte, seja ele físico ou digital, é uma responsabilidade do RH. O acompanhamento do uso do benefício ajuda a evitar irregularidades e garante que a empresa esteja cumprindo suas obrigações perante a lei. Confira algumas boas práticas que podem otimizar esse processo:

  • Atualização de informações: certifique-se de que o cadastro de cada colaborador esteja sempre atualizado, incluindo endereço e itinerário de transporte para o cálculo correto.

  • Monitoramento do uso: acompanhe regularmente o uso do vale-transporte, verificando se o colaborador realmente necessita do benefício para o deslocamento diário. Pode acontecer, por exemplo, de sobrar muito saldo acumulado por mês no cartão de algum colaborador. Casos como este requerem intervenção do RH. 

  • Políticas claras: estabeleça e comunique regras sobre o uso adequado do vale-transporte, tanto na modalidade física quanto digital. Algumas dúvidas comuns, como o desconto do auxílio-mobilidade e os meios aceitos podem ser comuns entre os colaboradores. 

  • Controle de concessão: faça uma análise periódica para garantir que o valor concedido seja compatível com o trajeto informado pelo funcionário. 

  • Ajustes de benefícios: se houver alterações no local de trabalho ou residência do colaborador, ajuste o benefício rapidamente para evitar desperdício ou falta de cobertura. Fique de olho também na atualização dos preços das tarifas.

Essas práticas ajudam a manter a gestão organizada e a garantir que o vale-transporte esteja sendo utilizado corretamente, evitando custos desnecessários para a empresa.

💡 Quer saber mais? Confira nosso guia sobre o vale-transporte!

 

Estude a implementação do vale-transporte digital!

A escolha do fornecedor de vale-transporte deve ser analisada pelo RH cuidadosamente, levando em conta as necessidades da empresa e dos colaboradores. Implementar um benefício que faça sentido para a realidade local é essencial para garantir seu uso. 

O vale-transporte digital, por exemplo, pode ser altamente vantajoso desde que haja aceitação ampla na região em que a empresa e seus colaboradores estão inseridos.

Quer entender melhor as boas práticas de gestão do vale-transporte? Explore mais sobre o tema e otimize a administração desse benefício em sua empresa!