Como o CTF Sem Parar Empresas acaba com as fraudes de combustível?

Caminhão recebendo atendimento em posto de combustível onde utiliza o CTF Sem Parar Empresas

No dia a dia da gestão de frotas, existe uma série de desafios, com destaque para o controle do consumo de combustível. Afinal, esse é um dos pontos que representam o maior custo no transporte, ainda mais levando em conta as fraudes. Justamente por isso é essencial saber como identificar e solucionar desvios no abastecimento.

Nesse sentido, o CTF Abastecimento da Sem Parar Empresas pode ser sua principal ferramenta aliada, permitindo um monitoramento preciso e outros recursos que inibem as fraudes de combustível. Entenda mais sobre como a tecnologia funciona na prática! 

 

A realidade sobre fraudes de combustível

As fraudes podem acontecer de diversas formas em uma frota, tornando-as um problema complexo de ser identificado. Não à toa, 1 em cada 4 empresas do setor perdem dinheiro com problemas relacionados ao combustível, segundo a pesquisa do Instituto Somatório de 2022.

Uma das fraudes mais comuns é o desvio feito pelo próprio motorista, que desloca parte do combustível abastecido para uso pessoal ou para revenda ilegal. Isso pode ser feito por meio de adulterações nos sistemas de abastecimento, como o uso de imãs para interromper o fluxo de combustível registrado, ou até mesmo com conivência de funcionários em postos.

Identificar essas fraudes pode ser tão desafiador justamente pela falta de monitoramento adequado. Segundo o Instituto Somatório, 57% das empresas não investem em controle de abastecimento de frota, enquanto 28% usam soluções muito básicas, que não captam todas as informações necessárias. 

O problema maior é que, segundo o estudo Transporte em Números de 2018, 4 a cada 5 empresas apontam o preço do óleo diesel como o maior desafio gerencial (81,5%). Sendo assim, qualquer percentual de desvio de combustível pode resultar em prejuízos consideráveis. 

 

Como o CTF Abastecimento da Sem Parar Empresas soluciona fraudes?

O CTF Sem Parar Empresas oferece um controle rigoroso sobre o processo de abastecimento de combustível, inibindo qualquer tipo de fraude. Funciona assim: quando o motorista para em um posto credenciado, a liberação é feita online, sem intervenções humanas.

Ao inserir a bomba de combustível no tanque do caminhão, tanto o veículo quanto a bomba possuem uma antena de reconhecimento. Essa antena identifica automaticamente o veículo e registra a quantidade exata de diesel que entra no tanque, sem a necessidade de qualquer ação manual e com envio de dados precisos ao gestor.

Em outras palavras, a tecnologia do CTF Abastecimento oferece um controle total ao gestor da frota, pois elimina completamente a possibilidade de adulteração nos registros. Com esse sistema, é possível garantir a precisão e a transparência no controle dos gastos com combustível, proporcionando uma gestão mais eficiente e segura da frota.

 

Indo além: mais soluções do CTF Sem Parar Empresas aos gestores

Além de resolver o problema dos desvios, o CTF Abastecimento vai além. Essa tecnologia fornece funcionalidades importantes para facilitar a rotina dos gestores, incluindo: 

  • Plataforma online para acompanhamento em tempo real: O CTF online permite que os gestores acompanhem o abastecimento da frota em tempo real. Além disso, a plataforma dá acesso a consulta de postos, parametrização de regras para o combustível de cada veículo e liberação e/ou bloqueio de abastecimentos.

  • Integração com sistemas ERP e TMS: a conexão com sistemas de gestão empresarial (ERP) e sistemas de gerenciamento de transporte (TMS) facilita a troca de informações e o compartilhamento de dados relevantes para a gestão da frota. Com isso, é possível ter uma visão mais ampla e integrada das operações, otimizando processos e tomadas de decisão.

  • Relatórios inteligentes: os relatórios do sistema disponibilizam dados históricos e tendências de consumo de combustível. Com isso, é possível identificar padrões de uso e comportamentos dos motoristas, e detectar possíveis anomalias. Esses relatórios fornecem insights valiosos para a gestão da frota e auxiliam na identificação de melhorias.

  • Possibilidade de recuperar 32% dos gastos: a pesquisa do Instituto Somatório entrevistou gestores de frotas para saber sobre seus desafios e a experiência com o CTF Abastecimento. E o resultado é que foi percebida uma economia de 32% dos gastos com combustível após a adoção do sistema.

🚚 Confira nosso guia completo para gestão de frotas pesadas.

 

Tenha controle sobre o combustível da sua frota!

Se você tem como desafio evitar fraudes e simplificar a rotina, é essencial investir em tecnologia para garantir a eficiência e a transparência na gestão de frotas. Com o CTF Sem Parar Empresas, além de resolver problemas como desvios de combustível, você pode aproveitar funcionalidades que facilitam o acompanhamento em tempo real e a integração com outros sistemas.

Quer saber mais? Explore essas soluções e veja como elas podem transformar a gestão da sua frota para melhor.

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios