Dirigir com mais conforto e segurança é algo desejável para qualquer caminhoneiro. Felizmente, isso vem sendo cada vez mais possível por conta do desenvolvimento da tecnologia e sua incorporação nos veículos. Pensando nisso, preparamos um post explicando as principais diferenças entre direção hidráulica e elétrica e eletro-hidráulica.
São alternativas que proporcionaram uma maior facilidade na hora de realizar manobras e menos esforço por parte do condutor, sobretudo para trajetos mais extensos. No entanto, dependendo da opção, é preciso tomar mais cuidados quanto à manutenção. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o tema!
Como é a direção hidráulica
A direção hidráulica é, definitivamente, a opção mais conhecida da nossa lista, tendo em vista que é um sistema amplamente utilizado pela indústria e que já se faz presente há muitos anos em diversos veículos, inclusive em um bom caminhão. O nome tem a origem no uso de uma bomba hidráulica, que alivia o peso e é movimentada pelo próprio motor.
Embora costume ter boa eficiência e ser mais barata, existem alguns inconvenientes, como os prazos para a troca do fluido, pois o óleo oxida com o tempo e perde suas propriedades, por ficar em contato com metal. Por isso, é preciso checar o nível, realizar as revisões periódicas recomendadas pelo fabricante e ficar atento quanto à presença de vazamentos.
Como é a direção elétrica
Já a direção elétrica, como o nome sugere, usa um sistema elétrico para minimizar o peso do conjunto e trazer maior conforto para o condutor. Apesar de altamente eficiente, ele conta com menos componentes do que a versão hidráulica, o que minimiza as chances de panes com o uso e reduz o consumo de combustível , algo muito desejável atualmente.
Não há fluidos, mas sim uma rede de sensores, que envia informações para um módulo eletrônico e comanda o sistema de acordo com o giro do volante. Por outro lado, vale ressaltar que não é uma alternativa completamente livre de cuidados, uma vez que o programa de assistência elétrica pode ter falhas. Quando ocorrem, uma luz acende no painel.
Como é a direção eletro-hidráulica
Por fim, temos a direção eletro-hidráulica, uma opção um pouco menos conhecida da lista, mas que conta com algumas características interessantes. Em geral, podemos dizer que o modelo conta com muitas similaridades com a hidráulica convencional, mas há um motor elétrico que faz a bomba se movimentar.
Vale ressaltar que a direção eletro-hidráulica tem um circuito fechado preenchido com fluido, demandando manutenção e trocas periódicas, de acordo com as instruções do fabricante. Também é recomendável não forçar repetitivamente o volante contra o batente, para evitar danos. Porém, há boa economia de combustível e maior conforto nas manobras.
Como você pôde ver, a direção hidráulica e elétrica e eletro-hidráulica têm diferenças importantes, mas cada uma tem suas vantagens e oferecem benefícios para o condutor.
Gostou deste artigo? Caso queira ficar atualizado com as nossas publicações, sugerimos que nos siga nas redes sociais Facebook e LinkedIn. Você também pode assinar a nossa newsletter gratuita para receber todos os artigos diretamente em sua caixa de e-mail!