Tudo sobre gestão de pedágio para embarcadoras

Sem Parar Empresas: duas mulheres conversando no escritório, uma com um café e outra com um tablet para fazer a gestão de pedágio da frota

Ao contratar transportadores autônomos para realizar entregas terceirizadas, é necessário considerar não apenas o frete em si, mas também os custos adicionais relacionados à viagem. Um dos mais relevantes é o pedágio, que, de acordo com a Lei 10.209/01 - a Lei do Vale-Pedágio - deve ser pago antecipadamente pela embarcadora. 

Cumprir essa obrigação legal é essencial para evitar penalidades e garantir condições justas de trabalho aos terceirizados. Por isso, adotar uma metodologia de gestão de pedágio voltada à contratação de autônomos pode fazer toda a diferença às embarcadoras e suas operações. Vamos entender as melhores práticas para isso?

 

Entendendo a gestão de pedágio

Gestão de pedágio é o conjunto de processos e práticas voltadas para planejar, monitorar e controlar os custos com pedágios em viagens rodoviárias. O principal objetivo é garantir que as viagens sejam realizadas em conformidade com a legislação, ao mesmo tempo em que se evitam desperdícios financeiros. 

No contexto de embarcadoras, essa gestão é indispensável devido ao grande volume de viagens realizadas. Inclusive, aplicar metodologias para planejar trajetos com pedágios é uma prática que auxilia tanto frotas internas, quanto no processo de disponibilização do vale-pedágio obrigatório (VPO) para transportadores autônomos. 

Um processo bem estruturado de gestão de pedágio, além de facilitar o cumprimento das normas, também permite um melhor controle do fluxo de caixa e da logística, contribuindo para a saúde financeira da empresa. Além disso, manter a organização permite se adaptar às mudanças nas estradas, acompanhando melhor novidades como o pedágio free flow: como pagar e atualizações da ANTT, por exemplo.

 

Importância da gestão de pedágio para embarcadoras

A Lei do Vale-Pedágio estabelece que as empresas embarcadoras devem realizar o pagamento de pedágio para caminhoneiro antecipadamente, além de comprovar o cumprimento dessa obrigação. Recentemente, a legislação foi atualizada, delimitando que a disponibilização do VPO seja 100% eletrônica. Ou seja, meios físicos, como cartão e cupom, foram descontinuados. 

Sem um controle adequado, as embarcadoras podem enfrentar problemas como penalidades por descumprimento da lei ou gastos excessivos - afinal, casos como rodagem de caminhão vazio dispensam o VPO, logo, se há o pagamento, o contratante sai no prejuízo.

Por outro lado, estabelecer uma gestão de pedágios organizada traz vantagens como:

  • Conformidade legal garantida: cumprimento das exigências da Lei do Vale-Pedágio e das suas atualizações.

  • Redução de custos: evita gastos desnecessários quando o VPO não é obrigatório e otimiza os recursos financeiros.

  • Maior organização: facilita o planejamento das viagens e a previsão de despesas.

  • Agilidade nas operações: diminui atrasos relacionados à liberação de pagamentos.

Por outro lado, o descumprimento pode levar a sanções, como a multa ANTT vale-pedágio, destacando ainda mais a necessidade de uma gestão eficiente.

 

Como fazer a gestão de pedágio?

Para implementar uma metodologia que atenda às necessidades da sua empresa, é necessário investir em tecnologia e aprimorar os processos. Veja as dicas:

  1. Conheça bem a legislação: consulte sempre a ANTT e as atualizações sobre a Lei do Vale-Pedágio para que sua empresa não seja pega de surpresa por novas obrigações.

  2. Use soluções automatizadas: tags de pagamento homologadas facilitam o processo de adiantar os custos de pedágio. Elas permitem um controle mais rápido e preciso, além de reduzir o tempo de viagem.

  3. Centralize as informações: utilize um sistema de gestão para registrar todos os dados relacionados a viagens e pedágios. Isso inclui valores pagos, rotas percorridas e comprovantes de pagamento.

  4. Analise os relatórios regularmente: verifique os custos com pedágios e identifique possíveis pontos de economia, como rotas alternativas ou ajustes nas parcerias com transportadores.

  5. Eduque sua equipe: certifique-se de que todos os envolvidos, incluindo motoristas e gestores, entendam a importância do cumprimento da legislação e da boa gestão de pedágio.

💡 Confira nosso guia sobre o Vale-Pedágio!

 

Organize sua operação!

Gerenciar os custos com pedágios é um dos pilares para garantir que a operação da sua empresa seja eficiente e esteja alinhada à legislação vigente. Com processos bem definidos, você evita gastos desnecessários, aumenta a eficiência e garante a tranquilidade para focar no crescimento do seu negócio.

Se você quer se aprofundar na Lei do Vale-Pedágio e entender melhor como ela impacta sua empresa, continue acompanhando nossos conteúdos. Estamos aqui para ajudar a tornar sua gestão mais eficiente e em conformidade com a legislação!

 

Destaques

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ
Sem Parar Empresas: chave sendo entregue ao comprador que fará a transferência de veículos para seu CNPJ
1 - Novembro - 2023

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ

Empresas que possuem seus próprios veículos para operações externas precisam estar atentas à regularização dos automóveis. Afinal, eles são …

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios