Como se destacar no segmento de serviço de transporte

Sem Parar Empresas: caminhão carregado representando o serviço de transporte

Não é novidade que, no setor de serviço de transporte de carga, a concorrência é acirrada, com diversas empresas buscando se destacar no mercado. Por isso, os gestores de frotas pesadas enfrentam o desafio de adotar medidas estratégicas para tornar suas empresas referência no segmento.

Para isso, é importante estar atento às tendências e inovações do setor – incluindo as legislações, tecnologias e ferramentas de gestão eficiente. Vamos às atualizações?

 

O que todo prestador de serviço de transporte deve saber

Toda empresa que presta serviço de transporte precisa conhecer profundamente várias regras e definições para operar de forma eficiente e legal. Entre os principais pontos que não podem ficar de fora estão: 

  • Elaboração de contrato: documentos claros são necessários para estabelecer os termos e condições do serviço de transporte. Eles devem incluir detalhes como as responsabilidades das partes envolvidas, condições de pagamento, obrigações legais, prazos e qualquer outra informação relevante para a realização do serviço.

  • Substituição tributária: é um mecanismo pelo qual a responsabilidade pelo recolhimento do imposto é atribuída a uma pessoa diferente daquela que efetivamente realizou a operação tributada. No contexto do transporte, isso pode afetar a forma como o ICMS é calculado e pago. Vale ressaltar que a ST possui inúmeras variáveis, por isso, consulte as regras de cada estado.

  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços): no transporte de cargas, o ICMS incide sobre o serviço prestado e pode variar de acordo com o estado de origem e destino da carga, bem como o tipo de mercadoria transportada.

  • Categorização de produtos (NCM) e seus códigos: a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é um sistema internacional de classificação de mercadorias. Cada produto é atribuído a um código específico na NCM, que é utilizado para identificar a natureza da carga e determinar as alíquotas de impostos aplicáveis. É importante conhecer o NCM de perto para garantir a correta tributação das mercadorias transportadas e evitar problemas. 

 

Como destacar seu serviço de transporte no mercado

Se você realmente quer sair à frente da concorrência, a boa notícia é que existem diversas estratégias que podem ajudar a diferenciar seu serviço de transporte. Listamos a seguir quatro tópicos que merecem sua atenção: 


  1. Cuidado com a documentação: antes de mais nada, é indispensável assegurar que a documentação necessária para operar legalmente esteja atualizada e em conformidade com as regulamentações. Isso inclui licenças, registros de veículos, IPVA, CRLV, autorizações de transporte e certificados de seguro.

  2. Marketing e comunicação: não adianta oferecer um ótimo serviço se você não alcança os  clientes em potencial. Portanto, um bom marketing pode fazer toda a diferença, desde ações como a criação de um site, participação em feiras e eventos do setor, publicidade em mídias sociais e parcerias com outras empresas.

  3. Soluções sustentáveis: adotar práticas ecológicas em sua operação coloca sua empresa na frente. Para uma gestão sustentável de frotas, são bons exemplos o uso de veículos com baixa emissão de carbono, otimização de rotas para reduzir o consumo de combustível e a implementação de programas de reciclagem.

  4. Tecnologia: soluções tecnológicas incluem o uso de software de gestão de frota para monitorar e rastrear veículos, sistemas de otimização de rotas, aplicativos móveis para facilitar a comunicação, sistemas TMS etc. Tudo isso garante mais agilidade e excelência operacional. 

 

Um parênteses à gestão de combustível

Você sabia que o combustível pode representar quase 50% dos custos logísticos de uma operação? É por esse motivo que a gestão desse gasto é tão importante para qualquer serviço de transporte. Felizmente, com boas práticas, é possível tornar o controle de combustível mais eficiente no dia a dia da sua empresa com algumas soluções: 

  • Abastecimento automático: essa tecnologia pode melhorar significativamente o controle e inibir fraudes. Usando esse tipo de sistema, o veículo é abastecido apenas na quantidade indicada, reduzindo desperdícios e prevenindo os temidos desvios de combustível.

  • Monitoramento regular: isso pode ser feito por meio de relatórios detalhados gerados por sistemas de gestão de frota, permitindo identificar padrões de consumo e possíveis irregularidades.

  • Treinamento dos motoristas: conscientizar os motoristas sobre a importância do uso eficiente do combustível também pode ajudar nesse desafio. Incentive práticas de direção econômica, como evitar acelerações bruscas, manter uma velocidade constante e etc.

  • Manutenção preventiva: planejar a manutenção de caminhões de maneira periódica garante que os veículos operem de forma eficiente. Além disso, a frota em dia consome menos combustível e evita acidentes.

💡 Confira mais dicas para sua Gestão de frotas pesadas.

 

Potencialize o serviço de transporte da sua empresa!

Unindo estratégia e tecnologia, o serviço de transporte da sua empresa pode ganhar o mercado. Para isso, é preciso estar de olho em diversos aspectos importantes como o consumo de combustível e, principalmente, ter um controle eficiente sobre a operação. 

Se você quer destacar sua marca, aproveite para se aprofundar no assunto e ter resultados cada vez melhores. 

Destaques

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ
Sem Parar Empresas: chave sendo entregue ao comprador que fará a transferência de veículos para seu CNPJ
1 - Novembro - 2023

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ

Empresas que possuem seus próprios veículos para operações externas precisam estar atentas à regularização dos automóveis. Afinal, eles são …

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios