Como automatizar a administração de recursos humanos?

Homem e mulher em um escritório, olhando para a tela de um computador e com alguns papéis em mãos para fazer a administração de recursos humanos com a Sem Parar Empresas

As empresas estão cada vez mais centradas no colaborador, afinal, é necessário investir na atração e retenção dos verdadeiros talentos. Por isso, a administração de recursos humanos está se transformando, e a otimização de tempo é a premissa do momento.

Nesse sentido, automatizar tarefas repetitivas é indispensável, pois libera os profissionais para que se concentrem no que realmente importa: as pessoas. Mas onde exatamente aplicar esta estratégia?

 

Automação no RH: o que isso significa?

A automação no RH se refere à aplicação de tecnologia para simplificar e agilizar processos relacionados à gestão de pessoas. Significa utilizar sistemas inteligentes para lidar com tarefas operacionais rotineiras e, muitas vezes, burocráticas. 

Ao adotar a automação, a administração de recursos humanos pode mudar seu foco. Ou seja, ao invés de gastar tempo operacional em papelada e processos morosos, é possível dedicar atenção às necessidades dos colaboradores, visando elaborar estratégias sólidas para criar um ambiente de trabalho saudável.

Além disso, a eliminação de processos manuais em tarefas burocráticas minimiza as chances de erros, garantindo ainda mais qualidade nas tarefas de RH.

 

Quais tarefas de administração de recursos humanos automatizar?

Muito falamos sobre automatizar tarefas repetitivas. Logicamente, elas são aquelas em que você se vê fazendo periodicamente - e sempre do mesmo jeito. Abaixo, listamos as principais para mostrar a dimensão do tempo que é tomado do RH:

  • Processamento de folha de pagamento: feito todo mês, com poucas mudanças de salário. A emissão da folha e o cálculo das variáveis pode ser feito por sistemas inteligentes, agilizando o processo e evitando erros humanos.

  • Controle de ponto: analisar entradas, saídas e intervalos de cada colaborador é inviável. Porém, não fazê-lo corretamente pode ocasionar problemas. A boa notícia é que o controle pode ser feito automaticamente!

  • Gestão de benefícios: quanto mais benefícios oferecidos, mais complexa a gestão. A dica é: centralize todos os auxílios com um único fornecedor, assim há apenas um sistema de gerenciamento com sua devidas ferramentas de automação. Além disso, opte por opções práticas, como o vale-combustível no lugar do reembolso ou o vale-presente no lugar da compra de itens físicos. 

  • Cálculo de DSR: assim como o salário, o descanso semanal remunerado tem pequenas variáveis que exigem cálculos mensais. Mas nada como uma fórmula inserida corretamente em um sistema de automação para ajudar. Aliás, relembre aqui: O que é DSR

  • Recrutamento e seleção: procurar candidatos e entrevistar inúmeras pessoas até filtrar os talentos realmente compatíveis com a empresa é processo passado. As etapas iniciais - de atração e primeira filtragem - podem ser feitas em sistemas apropriados.

  • Emissão de relatórios: a prática de enviar relatórios de performance do pessoal é uma responsabilidade do RH. No entanto, a coleta de dados e construção de gráficos pode - e deve - ser feita por automação, pois diminui as chances de erros. 

 

Como automatizar a administração de recursos humanos?

O primeiro passo é identificar quais tarefas específicas da sua empresa podem ser automatizadas, afinal, isso depende da sua realidade e condições de investimento. Uma vez definidas, é hora de escolher as ferramentas adequadas e implementar a automação de forma integrada ao fluxo de trabalho existente. 

É essencial garantir que todos os membros do departamento estejam familiarizados com as novas tecnologias e processos, oferecendo treinamentos e suporte contínuos. Dessa forma, a automação se torna acessível a todos e contribui para uma gestão de RH mais eficiente.

💡Confira nosso guia completo para boas práticas na Gestão de Recursos Humanos!

 

Transforme sua administração de recursos humanos!

A automação permite que o departamento de RH reduza a sobrecarga operacional e concentre seus esforços em iniciativas mais estratégicas, como campanhas para envolver os colaboradores e promoção de um ambiente de trabalho mais humanizado.

Ao adotar práticas inovadoras e tecnologias disruptivas, as empresas podem transformar sua administração de recursos humanos e alcançar novos patamares de sucesso. Por isso, continue explorando sobre boas práticas para criar um ambiente de trabalho verdadeiramente inspirador.

 

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos