Melhores práticas para centralizar tarefas de gestão de RH

Mulher mexendo em notebook no escritório para centralizar as tarefas de gestão de RH com a Sem Parar Empresas

Recrutamento, seleção, integração, avaliação de desempenho, controle de férias e folha salarial, gestão de conflitos, desenvolvimento e treinamentos, registros e documentações, controle de benefícios, comunicação interna… Ufa! A lista de responsabilidades de um setor de recursos humanos parece quase infinita. Por isso, é necessário centralizar o máximo possível as tarefas de gestão de RH em sistemas práticos e que facilitem o dia a dia da equipe.

Entendendo o RH estratégico

Foi-se o tempo em que o RH era conhecido apenas pelas funções burocráticas ou os temidos desligamentos. O fato é que a área passa a ser cada vez mais relacionada aos objetivos da empresa, ganhando o nome de RH estratégico, que é um método de gestão que valoriza os colaboradores como parte fundamental da companhia e seus resultados. O objetivo é melhorar processos e decisões por meio de tecnologia, dados e indicadores, com o propósito de impulsionar o crescimento e a lucratividade.

Essa metodologia de gestão de pessoas pode trazer diversos benefícios, como acelerar a inovação na empresa, assegurar maior produtividade e desempenho, reduzir custos, reter e engajar talentos, além da preparação de times qualificados, fortalecimento da cultura organizacional, entre outros. 

Mas, para isso, é preciso investir nas ferramentas que auxiliem o time de recursos humanos a otimizar processos, perdendo menos tempo em tarefas manuais e recorrentes. Assim, sobra mais energia para focar naquilo que realmente interessa: buscar melhores resultados e manter o bem-estar dos colaboradores. 

 

Tecnologias para centralizar tarefas de gestão de RH

Aplicar tecnologia para redefinir tarefas de RH pode representar uma virada de chave em desafios como recrutamento, gerenciamento de talentos, conformidade, folha de pagamento, gestão de desempenho, engajamento dos funcionários e assim por diante. 

Para cada tarefa, existe uma solução que centraliza os processos e aumenta a eficiência da equipe. Um exemplo bastante conhecido disso são os softwares de recrutamento e rastreamento de candidatos, que facilitam todas as etapas – desde a publicação de oportunidades, passando pela triagem de currículos, agendamento de entrevistas e acompanhamento dos talentos. 

Existem também opções como os sistemas de avaliação de desempenho, que permitem criar e aplicar questionários para feedbacks, fornecendo uma visão holística do desempenho do time. Há ainda os sistemas de folha de pagamento e benefícios, ferramentas educativas, entre outros. 

Ficou claro como a tecnologia e a humanização podem andar juntas, não é? O fato é que existem muitas vantagens na digitalização desses processos, como eficiência operacional, redução de burocracia, melhora da comunicação com a equipe, tomadas de decisões embasadas, além de maior flexibilidade.  

 

Benefícios: uma das tarefas de gestão de RH mais desafiadoras

Gerenciar os benefícios oferecidos aos funcionários é uma das tarefas mais desafiadoras desse setor. Isso porque as empresas costumam disponibilizar diversos benefícios distintos, como vale-transporte, vale-alimentação, vale-farmácia, vale-combustível, vale-cultura, entre outros. Essa diversidade é um diferencial e tanto, mas pode acarretar em um ponto de atenção: a complexidade na administração desses múltiplos cartões e vantagens.

Imagine ter que coordenar o fluxo de gastos com benefícios variados, monitorar saldos, creditar valores e cadastrar colaboradores individualmente. Tudo isso fica ainda mais difícil considerando diferentes fornecedores e sistemas envolvidos. 

Uma solução eficiente para esse processo é centralizar os benefícios em uma única plataforma. Com isso, a equipe de pessoas tem um controle mais eficiente e integrado dos pontos ofertados – do cadastro dos colaboradores ao acompanhamento do uso desses benefícios. Para isso, porém, é preciso encontrar um fornecedor confiável e com um portfólio amplo. Com um parceiro qualificado, o RH estabelece uma operação eficaz, reduz erros, otimiza recursos e oferece uma experiência mais fluida para os funcionários. 

 

💡 RH sobrecarregado? Simplifique tarefas com as dicas do nosso guia para Gestão de Recursos Humanos.

 

Simplifique suas tarefas de gestão de RH

Investir em tecnologia é a chance para centralizar tarefas e aumentar a eficiência da gestão de recursos humanos. Porém, existem muitos outros fatores que podem contribuir para os melhores resultados na sua empresa. Por isso, é sempre importante ficar de olho nas tendências e práticas que podem transformar sua rotina profissional.

 

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos