5 estratégias práticas para atração de talentos na empresa

Sem Parar Empresas: um homem e uma mulher que são recrutadores apertando a mão de outra mulher que foi contratada com o programa de atração de talentos da empresa

No dinâmico cenário corporativo, a busca pelos melhores profissionais se tornou uma competição acirrada. Empresas que almejam se destacar compreendem a importância de implementar estratégias eficazes para atrair talentos qualificados, mas isso é um desafio diante de tantas ações das “concorrentes”.

Neste contexto, os gestores de Recursos Humanos desempenham um papel crucial na elaboração e execução de estratégias que visam não só a atração de talentos, mas a retenção desses profissionais tão cobiçados. Vamos conhecer as melhores práticas?

 

Como definir um talento?

Ao abordar a definição de talento, é necessário considerar os atributos que destacam um profissional na multidão. Especializações em áreas diversas são diferenciais valiosos, principalmente para empresas que buscam qualificações específicas para determinado cargo. 

Além disso, os talentos são pessoas que possuem habilidades de relacionamento afloradas, muitas vezes, ligadas à gestão. Essa característica também colabora para uma boa adaptação à cultura da empresa, bem como busca por conhecimentos que possam agregar melhorias no trabalho.

Em resumo, quanto mais capacitado o profissional, mais disputado ele se torna, representando um desafio significativo para as empresas que buscam conquistá-lo - ainda mais quando a vaga é extremamente específica em suas especializações. 

 

A importância da estratégia de atração de talentos

Além de chamar a atenção de profissionais qualificados, a implementação de uma estratégia de atração de talentos reduz o esforço e as tarefas de RH em futuras contratações, uma vez que já existe um esquema previamente estabelecido.

As estratégias também elevam o destaque da empresa no mercado. Quando os primeiros talentos começam a se associar à organização, há um novo olhar (positivo) dos demais profissionais sobre as oportunidades de emprego daquele local. 

Não menos importante, a atração de talentos é também uma forma indireta de economia. Pense que, caso uma contratação seja mal sucedida, a empresa precisará fazer um novo processo seletivo, além de arcar com as burocracias da demissão. Isso gera custos extras e mais processos ao RH. Ao contratar um profissional realmente qualificado, os riscos desses problemas acontecerem são basicamente inexistentes.

 

5 dicas para atração de talentos 

Para efetivamente atrair os melhores talentos, é essencial adotar abordagens inovadoras. Aqui estão algumas dicas práticas que podem fazer a diferença:

  1. Crie anúncios que se destacam dos demais: comunique a cultura da empresa, valores e oportunidades de crescimento no momento em que divulgar a vaga - o chamado Employer Branding.

  2. Valorize a diversidade e inclusão: a diversidade enriquece o ambiente de trabalho. Destaque as políticas relacionadas à pluralidade e à cultura people centric para atrair talentos que valorizam ambientes inclusivos.

  3. Ofereça desenvolvimento profissional: especialistas qualificados valorizam oportunidades de aprendizado contínuo. Oferecer programas de desenvolvimento profissional pode ser um diferencial significativo.

  4. Priorize um processo tranquilo: empresas com contratações complexas tendem a espantar os talentos, pois passam a impressão de que toda a rotina de trabalho será sempre turbulenta. As etapas do processo devem ser leves e o mais ágil possível, ao mesmo tempo que devem comprovar as qualificações do candidato. 

  5. Ofereça benefícios corporativos atraentes: considere a implementação de políticas flexíveis e benefícios que vão desde os básicos, como vale-alimentação, até os mais diferenciados, como vale-academia e auxílio saúde. A oferta pode ser um ponto-chave para a atração e demonstração de que a empresa se preocupa com o bem-estar dos colaboradores.

 

💡Confira nosso guia sobre como simplificar a Gestão de Recursos Humanos

 

Inove na atração de talentos da sua empresa

A implementação eficaz de estratégias de atração de talentos pode impactar positivamente o crescimento e sucesso de uma empresa. Profissionais qualificados não apenas enriquecem a equipe, mas também contribuem para a cultura organizacional e a realização dos objetivos da corporação. 

Por isso, não deixe de explorar a fundo essas dicas e ferramentas eficazes que o RH pode adotar para transformar a maneira como sua empresa atrai e retém talentos excepcionais. Afinal, investir na formação de uma equipe de excelência é investir no futuro e na prosperidade da organização.

 

New call-to-action

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos