Como implementar uma política de benefícios regularizada e atrativa?

Sem Parar Empresas: mulher avaliando a política de benefícios da empresa em frente ao seu notebook

Os benefícios corporativos são uma estratégia importante na retenção e atração de talento pelas empresas. O conjunto de auxílios promove satisfação e qualidade de vida aos colaboradores que, por consequência, engajam mais com a companhia.

Essa oferta pode incluir itens como vale-refeição, vale-alimentação, vale-combustível, entre outros. Justamente pela sua amplitude e importância, gerenciar esses benefícios de forma eficaz é um desafio para as organizações, principalmente, para o departamento de RH. 

 

Por que criar uma política de benefícios na empresa?

Implementar uma política de benefícios bem estruturada traz diversas vantagens para as empresas. Entre elas, maior atração e retenção de talentos, transparência, sensação de bem-estar, produtividade e a construção de uma reputação positiva no mercado, o chamado employer branding

Além disso, vale destacar que alguns benefícios são exigências da CLT. Sendo assim, tê-los bem estruturados ajuda na conformidade legal, garantindo que a empresa esteja de acordo com todas as leis trabalhistas. 

 

Começando pelos benefícios obrigatórios

No Brasil, alguns benefícios são direitos garantidos aos colaboradores pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Cabe à empresa, portanto, oferecê-los rigorosamente aos funcionários com carteira assinada.

Para exemplificar, separamos três benefícios essenciais, explicando um pouco mais sobre cada um deles: 

  • Vale-transporte: ele cobre as despesas com o deslocamento entre a residência e o local de trabalho, utilizando o sistema de transporte público como referência. A empresa é obrigada a fornecer o auxílio transporte quando solicitado pelo funcionário e, em contrapartida, fazer o desconto de até 6% na folha de pagamento.

  • Férias remuneradas: todo trabalhador tem direito a 30 dias de férias remuneradas após um ano de trabalho, com acréscimo de um terço do salário normal no valor pago.

  • 13º salário: é uma gratificação paga ao trabalhador no final do ano, com data limite de pagamento em 20 de dezembro. Ele equivale a 1/12 da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço realizado.


Para fazer a administração desses e de outros benefícios de maneira estruturada, é importante contar com sistemas e soluções que registrem e ajudem no controle. 

Quando os benefícios obrigatórios estiverem bem organizados e a empresa tiver uma margem financeira sólida, é o momento de considerar a implementação de uma política de benefícios mais avançada. Isso pode incluir ofertas adicionais como vale-alimentação, auxílio-saúde, vale-cultura, entre outros. 

 

Criando a política de benefícios

Uma política e de benefícios é essencial para atrair e manter talentos na empresa. Com diretrizes claras sobre quais auxílios são oferecidos aos colaboradores, é criado um ambiente de trabalho mais motivador. 

Considere sempre começar sua política de benefícios com a garantia de que todos os obrigatórios sejam oferecidos. Depois, para agregar adicionais, siga o passo a passo:

  1. Avaliação das necessidades dos colaboradores
    O primeiro passo é realizar uma pesquisa para entender as reais demandas e preferências dos colaboradores. Isso ajuda a direcionar os recursos para benefícios que geram impacto real ao bem-estar da equipe e farão a diferença no dia a dia.

  2. Definição dos benefícios
    Com base no resultado da pesquisa, elabore uma lista dos benefícios que serão oferecidos e quais deles são prioritários para a satisfação dos funcionários. Isso pode incluir plano de saúde, vale-alimentação, vale-combustível, entre outros.

  3. Estudo financeiro
    Outro aspecto fundamental é avaliar o impacto financeiro de cada benefício. Certifique-se de que a empresa tem a absorver os custos a longo prazo, garantindo a estabilidade do programa. Lembre-se: os benefícios obrigatórios não podem ser retirados. 

  4. Documentação e comunicação
    É fundamental documentar e comunicar os benefícios oferecidos, detalhando as regras associadas a cada um deles. Todos os colaboradores devem ter acesso a essa informação de forma transparente. 

  5. Adaptação às leis e regulamentações
    Uma vez implementada, é preciso garantir que a política de benefícios esteja em conformidade com as leis e regulamentações trabalhistas, evitando dores de cabeça e prejuízos. 

  6. Promoção da política de benefícios
    Não basta apenas comunicar os benefícios aos colaboradores. É preciso destacar como ela contribuirá para o bem-estar e a satisfação no trabalho, além de incentivar a adesão do time.

  7. Monitoramento e avaliação
    Periodicamente, avalie a eficácia da política de benefícios. Obtenha feedback dos colaboradores, mantendo-se aberto a ajustes para atender às necessidades e promover melhorias contínuas no clima e bem-estar da sua empresa. 

💡 Confira as melhores práticas para uma Gestão de benefícios eficaz. 


Aprimore sua gestão de benefícios!

Os benefícios são um pilar fundamental para o bem-estar dos colaboradores. Com uma política clara, a gestão se torna muito mais organizada e eficaz. Além da implementação, é importante fazer a revisão e evolução dessa política, adicionando mais benefícios – o que ajuda a manter a equipe motivada, satisfeita e produtiva. 

Se você deseja aprimorar ainda mais a gestão de benefícios e garantir o sucesso contínuo da sua empresa, conheça e explore mais boas práticas.


Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos