A gestão de manutenção de frota consiste em um trabalho cuidadoso com os veículos da transportadora e com aqueles que estão prestando serviço para sua empresa. Sendo assim, é preciso realizar o monitoramento de rotas, treinamento dos motoristas, manutenção preditiva dos automóveis e controle do consumo de combustível.
Desse modo, é preciso ressaltar que quando essas ações são feitas o gestor da frota consegue tomar decisões mais assertivas para melhorar o processo de entrega. Isso evita possíveis contratempos na empresa, o que é primordial para se destacar no mercado.
Continue a leitura e conheça 4 ótimas práticas para otimizar a gestão de manutenção de frotas!
1. Use bons indicadores
É preciso usar indicadores de desempenho para conseguir avaliar os resultados alcançados nos últimos meses e para criar boas estratégias. Dessa maneira, é necessário pensar em indicadores que ajudam o gestor a mensurar os próximos resultados, por exemplo, número de revisões e consertos.
Para isso, você pode contar com o auxílio do CTF Abastecimento, visto que é um sistema capaz de registrar a quilometragem do veículo, a quantidade e o valor do combustível. E com os cartões Sem Parar Empresas, que visam atender as principais necessidades de sua frota.
2. Faça um controle do desgaste natural
Os pneus são responsáveis por garantir a segurança do condutor. Caso o desgaste natural deles não for acompanhado, é impossível saber qual é hora de trocá-los e isso pode elevar as chances de imprevistos, afetando o desempenho da entrega.
Logo, é essencial ficar atento aos aspectos de calibragem e aderências dos pneus para evitar acidentes. A empresa precisa ficar atenta ao desgaste natural dos itens do transporte, com a finalidade de não prejudicar o bem-estar dos colaboradores.
Além disso, é preciso prestar atenção no fluido do radiador, nas pastilhas de feio, nos limpadores de para-brisa e do óleo lubrificante. O veículo, muitas vezes, indica no painel os possíveis problemas.
3. Especifique os veículos da frota
Cada transporte da sua frota apresenta suas especificidades. Nesse sentido, para fazer um processo de gestão de manutenção de frota sem perder a produtividade da companhia, é indicado realizar um levantamento das revisões.
Ao saber o transporte mais usado, o tempo de uso, o histórico de revisões, as cargas e os percursos a manutenção não atrapalha os resultados e ajudará no trabalho dos colaboradores.
4. Invista em manutenção preventiva
É fundamental saber que a manutenção preventiva é capaz de encontrar possíveis erros e falhas nos veículos. Dessa forma, os profissionais especializados observarão o estado dos caminhões e realizarão uma análise completa a respeito deles. Assim, eles resolverão o problema no início e, consequentemente, não provocará mais prejuízos para a organização.
A manutenção preventiva é uma tarefa muito satisfatória, visto que tudo é resolvido antes de se tornar algo urgente. Isso faz com que os reparos sejam mais simples e rápidos, deixando os veículos mais aptos para o transporte.
Portanto, ao seguir as dicas de gestão de manutenção de frotas a transportadora consegue alcançar diversas vantagens, como redução de gastos, aumento da produtividade e destaque no mercado. Esses benefícios garantem uma boa rentabilidade, algo primordial para crescer no mercado. Para isso, você pode contar com a ajuda do Sem Parar Empresas, pois nele você encontra todo o auxílio necessário.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco e assinar nossa newsletter para saber mais a respeito do assunto!