Benefícios corporativos: como torná-los os aliados da gestão de RH?

Uma mulher e um homem sentados à mesa do escritório analisando um tablet para fazer a gestão de RH da empresa com a Sem Parar Empresas

A gestão de RH envolve um leque de responsabilidades, enfrentando desafios para garantir o bem-estar de todos. Folhas de pagamento, contratações e retenção de talentos são apenas algumas das tarefas desempenhadas pelo setor.  Em meio a tantas atribuições, a administração de benefícios se torna uma função essencial para atingir os objetivos do departamento.

Quando é implementada de maneira inteligente, a gestão de benefícios poupa o RH de dores de cabeça além de se tornar uma estratégia poderosa para a empresa. Isso porque essa política permite criar um ambiente de trabalho saudável e, consequentemente, diminuir problemas para o RH resolver. Vamos aprender a equilibrar os auxílios com a satisfação dos colaboradores?

 

Por que os benefícios são importantes para a gestão de RH?

A área de Recursos Humanos tem como grandes pontos de atenção a felicidade dos colaboradores e também a gestão de crises. Nesse sentido, os benefícios oferecidos têm um papel importante para impulsionar o engajamento do time e também a retenção e atração de talentos. Quando a equipe se sente valorizada e recompensada, a tendência é que haja uma alta satisfação – o que representa menos reclamações e desafios a serem solucionados. 

Outro ponto é que os benefícios oferecidos não são vistos apenas como uma recompensa, e sim como uma forma de estreitar os laços entre a empresa e seus funcionários. Em outras palavras, é uma forma prática de demonstrar o zelo com o time. 

Vale destacar, inclusive, que uma abordagem proativa da gestão de benefícios tem impacto direto no engajamento, e é fundamental para a construção de uma uma cultura saudável e com bons resultados. Aliás, segundo estudo realizado pela Universidade da Califórnia, trabalhadores felizes são 31% mais produtivos. 

 

Criando um plano de benefícios realmente atrativo

O fato é que não basta apenas oferecer benefícios genéricos. É preciso encontrar aqueles que realmente façam a diferença no dia a dia e promovam a satisfação do time. Para isso, é importante levar em conta os seguintes pontos e, assim, criar um plano realmente atrativo: 

  • Pesquisa de necessidades: antes da contratação do pacote de benefícios, é importante realizar pesquisas e descobrir quais são as necessidades dos trabalhadores. Assim, você saberá quais os auxílios serão mais valorizados e terão impacto real. 

  • Flexibilidade e autonomia: oferecer opções flexíveis contribuem para a satisfação. Afinal,  os funcionários podem escolher aqueles que atendam às suas necessidades de maneira mais personalizada.

  • Comunicação clara: é indispensável se comunicar de maneira transparente em relação aos benefícios, sua utilização, descontos e todas as informações necessárias para que os colaboradores possam aproveitar da melhor maneira possível. 

  • Programas de bem-estar: existem diversas opções que contribuem nesse sentido, como atividade laboral, auxílio saúde, uma estrutura de apoio emocional e outras ações que reconheçam a importância do equilíbrio no ambiente de trabalho.

  • Desenvolvimento profissional: investir no conhecimento dos funcionários é investir no sucesso da sua empresa. Cursos, treinamentos e workshops são exemplos de como é possível fortalecer o comprometimento do time por meio do desenvolvimento de cada um.

  • Feedback contínuo: depois da implementação, é importante colher feedbacks para avaliar a eficiência do plano de benefícios, promovendo ajustes conforme as necessidades da equipe. 

  • Avaliação regular: com os feedbacks em mão, o RH garante que o pacote de benefícios esteja alinhado com as expectativas dos colaboradores e continue a ser uma ferramenta valiosa para reter, atrair e engajar talentos. 

 

Juntando tudo para aprimorar sua gestão de RH

Sabendo que os benefícios oferecidos desempenham um papel essencial no engajamento dos colaboradores, ter um gerenciamento funcional dessas vantagens é indispensável para assegurar que eles continuem atendendo às necessidades do time. 

Existem, é claro, algumas dicas que podem ajudar nesse desafio. Um dos passos mais importantes é centralizar a informação, mantendo todas as diretrizes sobre benefícios organizados e facilmente acessíveis. É necessário também ter uma comunicação clara, explicando detalhes, elegibilidade e procedimentos para aproveitá-los. Além disso, é fundamental manter a equipe informada de qualquer alteração ou novidades. 

Além do gerenciamento de benefícios, algumas boas práticas de Recursos Humanos podem fortalecer o bem-estar geral da equipe:

  1. Flexibilidade no trabalho: é possível oferecer opções sem gastos com benefícios, mas que também promovem bem estar, como horários flexíveis ou trabalho remoto, por exemplo.

  2. Cultura de reconhecimento: elogios, recompensas e momentos para celebrar conquistas do time também ajudam a reforçar um bom clima e a satisfação.

  3. Apoio à saúde mental: integre programas de apoio ao bem-estar, fornecendo recursos e suporte para lidar com desafios emocionais e promovendo um ambiente de trabalho saudável.

  4. Incluir os colaboradores: quando os funcionários se percebem como integrantes fundamentais da empresa, seu desempenho melhora e sua satisfação aumenta. Estabelecer proximidade com os líderes e incentivar sugestões é uma abordagem importante para fortalecer esse vínculo.

💡Deseja aprimorar seu trabalho? Confira nosso guia para Gestão de Recursos Humanos

 

Facilite sua gestão de RH conquistando as equipes!

Encantar profissionais é a melhor estratégia para prevenir reclamações e insatisfações na sua equipe. Apesar disso, manter essa abordagem de forma consistente apresenta desafios. Sendo assim, é importante aprofundar seu conhecimento em técnicas que ajudem a estruturar tarefas e também a garantir o bem-estar do seu time. 

O primeiro passo é conhecer melhor essas práticas para construir um ambiente de trabalho equilibrado e produtivo!

 

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos