Cartão multibenefícios: o que é e quais as vantagens de oferecê-lo?

Mulher sorrindo pagando com um cartão multibeneficios e duas outras mulheres ao fundo.

Manter uma equipe motivada é um dos maiores desafios do RH. Mas quando esse objetivo é alcançado, a empresa se transforma. Para isso, além de um bom ambiente de trabalho, oferecer benefícios diferenciados é fundamental para garantir a satisfação. Nesse sentido, um cartão multibenefícios pode ser um aliado, que une flexibilidade para os usuários e praticidade para os gestores.

Diferente dos tradicionais cartões de alimentação ou refeição, essa modalidade reúne diversas usabilidades em um único meio de pagamento. Mas, afinal, você sabe como funciona exatamente o cartão multibenefícios? Entenda a seguir suas principais vantagens para a empresa e para os funcionários.

 

Como funciona um cartão multibenefícios?

O cartão multibenefícios é uma solução descomplicada que permite ao colaborador utilizar diferentes categorias de benefícios em um único meio de pagamento. Em vez de ter cartões separados para alimentação, refeição, mobilidade ou saúde, por exemplo, ele pode centralizar tudo em um só, gerenciando os gastos conforme suas necessidades. 

Para o empregador, basta escolher os tipos de benefícios oferecidos pelas empresas que serão incluídos no cartão, respeitando a legislação trabalhista e convenções coletivas. O RH é o responsável por administrar os saldos e definir regras de uso, garantindo que cada colaborador tenha acesso aos valores corretamente. Além disso, o gestor pode acompanhar relatórios de utilização, facilitando o controle financeiro.

Para os funcionários, o uso se dá nos estabelecimentos que aceitam a bandeira do cartão, respeitando as categorias liberadas pela sua empresa. Por exemplo, se os benefícios disponíveis são alimentação, farmácia e academia, não será possível abastecer o carro, por exemplo, pois seria necessário fazer o desbloqueio da modalidade “combustível”. 

Portanto, cabe ao RH mapear quais são as categorias mais interessantes para os funcionários e alinhar as expectativas com a realidade. 

 

Vale a pena oferecer um cartão multibenefícios?

Sem dúvidas, vale muito a pena! O cartão multibenefícios é uma solução prática para negócios que desejam fortalecer o vínculo com seus colaboradores, além de otimizar processos. Entre as principais vantagens, estão:

  • Flexibilidade para os funcionários: o colaborador pode usar o mesmo cartão para diferentes categorias, conforme suas necessidades. Outro ponto é não precisar pagar diferentes faturas nem decorar diversas senhas. Além disso, os saldos dos benefícios podem ser consultados na mesma plataforma;

  • Facilidade na gestão do RH: com um cartão para vários benefícios, ao invés de acessar múltiplas plataformas para a liberação de diversos saldos, o RH centraliza suas ações; 

  • Redução de custos operacionais: a centralização dos benefícios em um único cartão otimiza a administração financeira, a geração de relatório e as recargas mensais;

  • Maior atratividade para talentos: empresas que oferecem benefícios diferenciados se destacam no mercado tanto ao contratar como ao reter o time. E a grande vantagem é que, ao oferecer um benefício flexível, a possibilidade de agradar diferentes perfis é muito maior. 

Além disso, o RH ainda pode complementar a oferta com outros tipos de benefícios no futuro, como planos de saúde e programas de bem-estar, tornando a experiência mais completa.

 

Como implementar um cartão multibenefícios?

O primeiro passo para oferecer esse tipo de cartão é verificar se ele se encaixa no planejamento da empresa e nas necessidades dos colaboradores. Depois disso, seguir esses passos é um bom começo para o sucesso dessa estratégia:

  1. Defina quais benefícios serão incluídos: o cartão pode englobar alimentação, transporte, vale-combustível, auxílio-academia, entre outros. Escolha conforme a necessidade do seu time;

  2. Selecione um fornecedor confiável: pesquise empresas que ofereçam cartões com ampla rede de aceitação e ferramentas de gestão eficientes, que facilitam a administração;

  3. Planeje a implementação: defina regras de uso, prazos e valores de carga para os colaboradores;

  4. Comunique a equipe: explique como o cartão funciona e os benefícios que ele traz para os funcionários;

  5. Monitore e ajuste conforme necessário: acompanhe o uso do benefício e faça ajustes para garantir que ele atenda bem à equipe.

💡 Confira nosso guia para aprimorar sua Gestão de benefícios!

 

Amplie seu plano de benefícios!

Oferecer um pacote de benefícios diversificado é uma excelente estratégia para fortalecer o vínculo entre a empresa e seus colaboradores. O cartão multibenefícios é uma solução prática que permite personalização, atendendo diferentes necessidades da equipe.

No entanto, para que os benefícios realmente façam a diferença, é fundamental que o RH esteja bem organizado. Além do cartão, vale considerar outras opções, pois quanto mais abrangente for o plano maior será o impacto na motivação e retenção de talentos.

Se você deseja aprimorar a gestão de benefícios da sua empresa, vale a pena investir em boas práticas e ferramentas que facilitem essa missão. Continue explorando soluções inovadoras para garantir um ambiente de trabalho mais atrativo!

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos