Como promover a motivação para equipe em sua empresa?

Sem Parar Empresas: quatro pessoas conversando em uma sala com mesa, lousa, papéis e livros, onde estão traçando estratégias de motivação para equipe

Uma das principais tarefas no dia a dia do setor de Recursos Humanos é promover a motivação da equipe. Para cada cenário, há estratégias específicas que podem ajudar nesse objetivo. Mas existem algumas iniciativas-chave que não podem faltar em nenhuma empresa que deseja manter sua equipe engajada. Vamos conhecer?

 

Importância de investir na motivação para equipe

Cada vez mais, as organizações reconhecem a importância de colocar o colaborador no centro de suas estratégias. Essa mudança de perspectiva reflete um entendimento de que a satisfação no trabalho não é apenas desejável, mas essencial para o sucesso de qualquer empresa. 

Quem está no mercado de trabalho há bastante tempo sabe que nem sempre foi assim. Mas com a modernização das relações de trabalho, o foco na satisfação do colaborador chegou para ficar. Aliás, existem diversas vantagens em investir no bem-estar e motivação para a equipe: 

  • Aumento da produtividade: funcionários satisfeitos e motivados tendem a ser mais engajados em suas tarefas, contribuindo de forma mais eficiente para os objetivos. Para se ter ideia, um estudo da Universidade da Califórnia apontou que um trabalhador feliz pode ser 31% mais produtivo e três vezes mais criativo. 

  • Redução do turnover: colaboradores que se sentem valorizados e satisfeitos são mais propensos a permanecer na empresa a longo prazo, reduzindo custos associados à contratação e treinamento por conta da rotatividade. 

  • Melhoria do clima: um ambiente de trabalho saudável fortalece as relações entre colegas, promovendo uma cultura de colaboração e apoio mútuo. Na prática, um bom clima representa menos dor de cabeça para o RH. 

  • Atração de talentos: esse tipo de estratégia não apenas facilita a aquisição de novos funcionários, mas também fortalece a reputação da empresa como um bom local para se trabalhar.

  • Inovação e criatividade: o bem-estar, assim como ter equipes diversas, estimula a confiança e a liberdade para expressar ideias, criando um ambiente mais favorável à inovação.

  • Saúde mental e física: ambientes de trabalho que incentivam pausas adequadas, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e oferecem apoio psicológico, contribuem para o bem-estar geral dos colaboradores - o que, por sua vez, beneficia a empresa, reduzindo o absenteísmo. 


Como promover motivação para equipe

Aumentar a satisfação pode ser um desafio e tanto. Felizmente, existem diversas ações que podem contribuir para o sucesso do time de RH. Confira a seguir algumas táticas inteligentes na hora de deixar sua equipe mais motivada: 

  1. Reconhecimento individual: não custa nada e pode ter um resultado impressionante. Destacar conquistas publicamente, celebrar marcos, bons resultados ou até mesmo aniversário de empresa são formas de provocar um impacto positivo na motivação.

  2. Feedback construtivo e contínuo: uma rotina de feedbacks sobre o desempenho, pontos de melhoria para o desenvolvimento e agradecimento pelas boas entregas demonstra a preocupação com a evolução do time. 

  3. Desenvolvimento profissional: oferecer treinamento corporativo, capacitações e estabelecer planos de carreira bem estruturados também são formas de manter cada funcionário com foco em bons resultados.

  4. Flexibilidade: horários flexíveis e a possibilidade de trabalho remoto são pontos que ajudam a proporcionar um maior equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. 

  5. Ambiente positivo: promover atividades de integração, ter espaço para compartilhar ideias e estar aberto a ouvir sugestões são exemplos de como é possível construir um ambiente organizacional que estimula a motivação. 

  6. Benefícios tangíveis: oferecer benefícios que vão além do salário, como auxílio saúde e vale-cultura, por exemplo, é uma forma transparente de reconhecer o time, promover qualidade de vida e demonstrar apreço. Além da carteira de benefícios regulares, também é possível usá-los como recompensas pelo desempenho. 

  7. Comunicação transparente: estimular abertura para feedback, promover diálogo inclusivo e ter uma comunicação transparente sobre objetivos, metas e desafios é uma boa forma de manter a equipe engajada. 


Benefícios corporativos para motivar

Oferecer benefícios para colaboradores vai além de simples vantagens: é uma estratégia fundamental para promover a motivação e satisfação no ambiente de trabalho. Esses auxílios não apenas impactam positivamente a vida dos profissionais, mas também contribuem para o engajamento e a retenção de talentos.

Dentro do pacote de ofertas da sua empresa, é importante priorizar aqueles que realmente façam a diferença na vida dos colaboradores. Para isso, a área de Recursos Humanos precisa conhecer aqueles mais procurados pelos trabalhadores: 

  • Incentivos de saúde: planos de saúde oferecem cobertura médica para consultas, exames e tratamentos, proporcionando segurança e acesso a cuidados de saúde essenciais. Também pode ser fornecido como auxílio saúde, que concede direito a descontos em consultas e farmácias.

  • Vale-alimentação/vale-refeição: esse benefício auxilia nos custos diários com alimentação, proporcionando aos colaboradores uma vantagem palpável para o seu bem-estar e mais comodidade. 

  • Licença-maternidade e paternidade ampliadas: consiste em disponibilizar períodos estendidos de licença para pais, apoiando nesse momento importante e promovendo uma cultura inclusiva.

  • Programas de bem-estar: inclui iniciativas para promover a saúde física e mental dos colaboradores, como atividades físicas, rodas de discussão e workshops de bem-estar. Também entram aqui opções como auxílio academia, por exemplo.

  • Assistência odontológica e psicológica: esse benefício promove cuidados abrangentes para a saúde bucal e apoio psicológico, atendendo a necessidades específicas dos colaboradores além do auxílio básico.

  • Incentivo à educação: geralmente, envolve a concessão de benefício financeiro para cursos de graduação, pós-graduação, especialização ou programas de treinamento relacionados à área de atuação do profissional.

💡Confira mais boas práticas para uma Gestão de Recursos Humanos eficaz.

 

Motive com estratégia!

Como citado no artigo, incentivar e motivar os colaboradores demanda compreensão de suas necessidades. É essencial fornecer soluções personalizadas que atendam a essas demandas, para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Por isso, não deixe de explorar as diversas possibilidades e meios para implementar estratégias que impulsionem o bem-estar da sua equipe.

 

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos