Ideias de ações de saúde mental nas empresas

Sem Parar Empresas: colaborador em conversa com psicóloga representando uma das ações de saúde mental nas empresas

A tensão no meio corporativo é uma realidade alarmante: cerca de 63% dos profissionais sofrem impacto negativo no trabalho em decorrência do estresse, segundo o relatório People at Work, do ADP Research Institute. Esse número ressalta a urgência dos gestores olharem para a saúde mental com cuidado e atenção.

A alta pressão, prazos apertados e a necessidade constante de resultados gera uma combinação que pode levar a um esgotamento emocional e físico dos colaboradores. Não é à toa que 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome do burnout, de acordo com a International Stress Management Association do Brasil (ISMA-Brasil). 

Levando isso em conta, adotar ações de saúde mental nas empresas é um passo indispensável no cenário atual. Mas quais são essas iniciativas e por que elas são tão eficazes? Vamos explorar as melhores práticas e entender como elas podem transformar o dia a dia.

 

A realidade do estresse nas empresas

O estresse em relação ao trabalho é um problema crescente. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a depressão e a ansiedade, muitas vezes desencadeadas pelo estresse, custam cerca de US$ 1 trilhão por ano globalmente em perda de produtividade. Entre os principais motivos do desgaste no ambiente profissional estão a alta carga de trabalho, prazos apertados, falta de suporte, pressão excessiva e ambientes tóxicos.

E as pesquisas de mercado só reforçam a seriedade desse problema. Segundo a Infojobs, 86% dos funcionários mudariam de emprego por saúde mental, enquanto a maioria (76%) relata conhecer alguém que precisou se afastar das atividades de trabalho por razões psicológicas.

Reconhecer essa realidade é o primeiro passo para implementar ações de bem-estar nas empresas e criar um ambiente de trabalho mais tranquilo. Aliás, esse pode ser inclusive um diferencial competitivo, uma vez que 86% dos respondentes da pesquisa da Infojobs acreditam que as empresas não estão preparadas para lidar com a saúde mental dos colaboradores.

 

Melhores ações de saúde mental nas empresas

Para colocar em prática ações de saúde mental nas empresas com sucesso, é preciso analisar o contexto específico da sua organização. Conhecer as necessidades e os desafios dos colaboradores permite escolher aquelas iniciativas que realmente trarão resultados. Eis algumas das principais ideias:

  1. Oferecer benefícios de saúde: plano de saúde empresarial, atendimento psicológico ou auxílio saúde são bons pontos de partida para prevenir e tratar problemas;

  2. Treinamentos e workshops: esse tipo de ação aumenta a conscientização sobre saúde mental, ensinando técnicas de manuseio de estresse e promovendo um ambiente de suporte;

  3. Ambientes de trabalho saudáveis: criar espaços de trabalho acolhedores, com áreas de descanso e pausas regulares auxilia na redução do estresse. Também é importante manter um fluxo de trabalho organizado, transparência nas cobranças e treinamento dos gestores nesse sentido;

  4. Flexibilidade de horários: permitir ajustes nos horários ou janelas de trabalho remoto ajuda a equilibrar melhor a vida pessoal e profissional;

  5. Programas de bem-estar: incentivar a prática de atividades físicas e momentos de lazer, por exemplo, pode melhorar a saúde mental dos colaboradores.

 

Os impactos das ações de saúde mental nas empresas

Implementar ações de saúde mental nas empresas traz inúmeros benefícios, tanto para os colaboradores quanto para a organização. Em primeiro lugar, essas iniciativas ajudam a prevenir o burnout – que afeta hoje quase um terço dos trabalhadores brasileiros. 

Além disso, as ações de saúde mental aumentam a motivação para equipe. Na prática, funcionários que se sentem valorizados se tornam mais engajados. Um ambiente de trabalho acolhedor também facilita a atração e retenção de talentos, reduzindo a rotatividade e custos com processos seletivos e treinamento de novos membros.

Colaboradores mentalmente saudáveis estão mais aptos a aprender, inovar e trabalhar bem em equipe. O resultado é uma cultura organizacional mais positiva e para o crescimento da empresa como um todo.

Por fim, mas não menos impactante: embora o foco seja promover a saúde dos colaboradores, a empresa também percebe melhorias em pontos como produtividade, satisfação e reputação como marca empregadora. 

💡Deseja estruturar melhor as iniciativas da empresa? Confira nosso guia para Gestão de Recursos Humanos.

 

Invista em ações de saúde mental nas empresas!

Abraçar ações como essas é uma tendência que reflete a conscientização sobre a importância do bem-estar da equipe. Para que essas iniciativas tenham resultados reais, porém, é necessário que a adoção seja feita de maneira estratégica – levando em conta as necessidades específicas da organização e de seus funcionários.

Empresas que investem na saúde mental do time promovem um bom ambiente de trabalho e colhem benefícios que vão da produtividade à diminuição do turnover. Por isso, não deixe de se aperfeiçoar na gestão de RH para, cada vez mais, promover ações transformadoras.

 

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos